Reunião de PRÉ-TURNO

Hoje eu vim compartilhar com vocês uma lição IMPORTANTÍSSIMA que eu aprendi quando trabalhei no Hard Rock Cafe, lá nos Estados Unidos, chama-se PRÉ-TURNO! A reunião se trata de uma SUPER dinâmica na qual a liderança do restaurante, seja ela um gerente, chef,  metre ou até o próprio dono do negócio, passa as principais orientações sobre o funcionamento do restaurante naquele dia ao restante de sua brigada. Quer saber qual é a diferença do pré-turno para uma simples reunião? Eu explico, VEM COMIGO!

O checklist

O pré-turno é feito todos os dias, na mesma hora, PONTUALMENTE e, é claro, antes do início das atividades do restaurante naquele período. O treinamento tem curta duração e por isso mesmo é bastante intenso. Todos ficam em pé, alinhados e bem próximos um dos outros. É hora do CHECKLIST!  Todos os funcionários devem estar apostos, uniformizados, penteados e com o material de trabalho em mãos – papel, caneta e abridor de vinho ou cerveja, tudo. Isso exige dos funcionários o foco inicial necessário para o início de um dia mais organizado e produtivo. Todo mundo tem que estar SUPER LIGADO e mostrar que já chegaram devidamente fardados e armados para guerra. PELOTÃÃÃO, SENTIDO!

Pressão total

O segundo passo para um pré-turno MATADOR é passar todas as informações necessárias para o atendimento naquele dia, TODAS: quais itens estão faltando no cardápio, quais são as sugestões do chef, quais são os novos itens e quais produtos devem ser enfatizados. Aqui deve ser exigida a ATENÇÃO TOTAL de todos! Peça ao seu time para que REPITAM as informações! Sim, em voz alta, como uma espécie de prova oral mesmo, até que você perceba que toda equipe está confortável e familiarizada com o conteúdo. O exercício é muito bacana para fixar alguns processos, especialmente quando se está treinando uma nova brigada. Aqui a sua graaande aliada é a PRESSÃO, que vai  também permitir que você avalie a reação da sua equipe diante de situações mais tensas: quem é o mais esperto, o mais ligado ou o mais proativo. PEDE PARA SAIR!

Feedback

Por último, é hora daquele famooooso FEEDBACK!  Parece óbvio, não é mesmo? Mas poucos líderes conseguem executar essa tarefa com a devida QUALIDADE. A dica aqui é fazer uma análise objetiva do dia anterior: indicar quais são os problemas a serem corrigidos prontamente e apontar o que funcionou bem. Manter a equipe a par de seu desempenho é o papel de um verdadeiro LÍDER, que deve compartilhar sempre esta visão mais apurada do negócio. Todos prontos? Todos juntos? Então podem soltar a voz e buscar lá no fundo dos seus pulmões aquele GRITO DE GUERRA que vai ARREPIAR todo mundo. Crie o seu junto com a sua equipe, faça disso um código de cumplicidade entre vocês e então IIIIIIT´S TIME!!! Que comece mais uma batalha, porque vocês se prepararam para VENCER A GUERRA!
O pré-turno é uma forma de estabelecer autoridade diante de uma equipe, se comunicar de forma mais eficiente e investir na melhoria constante do seu restaurante. E aí, você também quer que seu restaurante saia vencedor dessa GUERRA ou vai esperar o primeiro bombardeio sem fazer nada? Vem comigo que eu já convoquei o meu exército para te ajudar! Para conhecer o curso completo do Ouro na Bandeja, clique AQUI.

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