Qual a sua motivação para abrir um restaurante?

Muita gente me procura dizendo que quer abrir um restaurante e me pedindo uma opinião sobre o seu mais novo empreendimento. Quando isso acontece não tem jeito, a primeira pergunta é fatal: – “Por que você quer fazer isso?”. Acredite, muita gente gagueja e não sabe o que dizer! Outras respondem coisas absurdas e uma pequena minoria sabe mesmo a razão deste sonho. Pensando nisso, para te ajudar a separar o joio do trigo, preparei esse vídeo com as motivações erradas e as certas para investir em um negócio gastronômico. VEM COMIGO?

Motivações erradas:

Serei uma celebridade

Não é verdade. Isso acontece com pouquíssimos empresários, seja por participarem de programas de televisão ou porque, de fato, tenham um perfil mais sociável e popular. Não espere JAMAIS este tipo de reconhecimento, ok? Há grandes chances de você se decepcionar.

Vai ser divertido

O ambiente descontraído esconde uma rotina intensa e cansativa. É claro que para quem ama gastronomia é possível se deslumbrar com a ideia, mas seja  realista, este passará a ser seu ambiente de trabalho e, como qualquer outro, possuirá seus momentos de tensão e concentração. Não caia nessa, tá?

Dar um agito na vida social

ALOOOU, REALIDADE CHAMANDO! Gente, ninguém quer sair todo dia no mesmo lugar e ver as mesmas pessoas, né? Sinto te informar mas o seu restaurante dificilmente será o seu point favorito por muito tempo. Para agitar a vida faça uma viagem, entre em um clube de vinhos, mas definitivamente NÃO abra um restaurante, tá?

Estou cansado do meu trabalho atual

Cara, todo mundo está cansado de trabalhar. Abrir um restaurante não é uma solução para quebrar a monotonia. Procure saber o que te incomoda por lá e resolva suas questões  ante de pular para um novo negócio.

Alguém abriu um restaurante e se deu bem

BÉÉÉH! Mais uma motivação errada. As estatísticas são ingratas para quem deseja empreender em um restaurante e 80% dos novos negócios fecham antes de terem completado um ano. O motivo? Falta de planejamento. Por isso, não dê bobeira e não se inspire apenas nos sucessos. Procure estudar e entender a fórmula que melhor funcionará para VOCÊ.

Motivações corretas:

Quero ganhar muito dinheiro

Ninguém pode negar! Abrir um negócio próprio significa, quase sempre, que você deseja ganhar mais dinheiro. O raciocínio é super válido, desde que você olhe para o seu restaurante com esta visão de investidor. Analise todas as possibilidades, planeje-se e com certeza fará prosperar o seu negócio.

Não gosto de rotina

Se você procura um trabalho em que um dia nunca é igual ao outro, este trabalho é um restaurante. São tantas atividades que é impossível ficar entediado. Agora, isso é para o melhor e também para o pior, ok? Nem tente se programar como quem tivesse um emprego fixo. Será preciso flexibilizar a agenda e ocasionalmente abrir mão de encontros prazerosos com amigos e família. Parte do jogo, né?

Quero ser meu próprio patrão

Justo.  Foi um marco na minha vida quando eu deixei de ser executivo e escolhi ter minha própria empresa. É claro que, para dar este passo, é preciso estar preparado! Não basta sair pedindo as contas e ir metendo os pés pelas mãos, tá? Procure conhecer novos negócios, converse com especialistas, faça um bom plano, crie uma reserva financeira e aí sim, se jogue no mundo do empreendedorismo.

Provar que sou capaz

Ok, então se desafie! É muito legal dizer para si mesmo que alcançou  determinado objetivo ou meta. Neste caso, faça do seu restaurante uma linda jornada de sucesso.Procure cursos, palestras, vá fundo nesta busca. Tenho certeza que você é capaz de realizar seus sonhos.

Fazer um mundo melhor

Pode parecer uma visão romântica demais do empreendedorismo, mas eu realmente acredito nisso. Quando você investe um um negócio gastronômico, você escolhe alimentar vidas e nutrir momentos na vida de muita gente. Todo alimento que for preparado ali trará, de alguma forma, este significado. Além disso, muita gente vai se juntar a você nessa jornada e fará disso parte de sua vida e trará, a partir do seu sucesso, o sucesso de suas respectivas vidas e famílias. Isso tudo possui um significado tão profundo que me fez um eterno apaixonado pela gastronomia e posso dizer com tranquilidade: fazer um mundo é melhor é o melhor dos motivos para se abrir um restaurante. Vai fundo!

Viu só como é preciso pensar muito bem antes de simplesmente sair abrindo um restaurante? Se depois de analisar todos esses prós e contras a sua resposta ainda for SIM, você realmente chegou lá e eu quero que você conte comigo nesta nova caminhada. Para saber tudo sobre os segredos da gestão gastronômica, conheça agora os cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço.

2 comentários Adicione o seu

  1. Tatiane Goncalves disse:

    Oi boa noite .
    Estou muito feliz em poder abrir o meu 1 Negócio , adoro seus vídeos , mais confesso que muitas vezes me fazem desistir , e outras que estou no caminho certo .
    Bem eu amo trabalhar com o público , e espero que esteja no caminho certo .
    Mas gostaria de sua ajuda . Quem sabe na formação de um novo video .
    Gostaria que listase todos as coisas princípais de um bar , em uma visão geral .
    Muito obrigada.
    Abraço .

    1. marcelopoliti disse:

      Olá, Tatiatne, tudo bem?
      Não desiste não, se você está preocupada, estudando, você está no caminho certo. Quando tomamos decisões importantes, o medo está sempre presente mesmo. Faz parte! Vou anotar aqui essa pauta e organizar com a minha galera, beleza? Forte abraço e espero te ver sempre por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.