Processos

Fui entrevistado esses dias e me perguntaram logo de cara:
– Marcelo, qual o maior problema que os donos de restaurante enfrentam
Sinceramente, eu nem hesite: PROCESSOS.

É inacreditável como muitos empreendedores, não só de restaurantes, não dão a devida atenção a uma das coisas mais cruciais para um negócio funcionar. Vamos entender a importância disso e como começar a desenvolver os seus próprios processos?

Definição

O processo é nada mais nada menos do que um descritivo de como as coisas são feitas. Há uma crença (limitante, inclusive) de que o processo é algo complicado e cheio de nuances. Sendo que, na prática, você só precisa escrever de forma simplificada e organizada como se faz algo.

Causa do problema

A grande questão é que a grande maioria dos empreendedores não sabe como desenhar o seu, não acha importante ou simplesmente não tem o hábito. Eu até comparo bastante a mentalidade norte americana com a nossa. Eu vi, em especial no Hard Rock Café, como os americanos têm tudo metrificado, padronizado. Eu sou fã demais desta forma de trabalhar e, inclusive, trabalho assim em todos os meus negócios!

Consequências

É claro que a falta de processos acarreta em problemas delicados. Já vou deixar claro pra você: as coisas não podem ficar na cabeça das pessoas! Se não, a pessoa sai do seu restaurante e leva todo o processo com ela. Chega o novo profissional, você não tem um processo para passar, logo, ele vai trabalhar como está acostumado ou como achar melhor. E essa falta de padronização, você bem sabe, acaba com qualquer empreendimento.

A solução

O primeiro passo é documentar os seus processos. Se você vai fazer aquela tarefa mais de uma, nem que demore para fazer de novo, ela merece um processo. Anote, de forma simples mesmo, como você fez as coisas. Na próxima vez que for fazer, siga o seu processo e verifique o que deu certo e o que não. Com a nova experiência, basta melhorar o seu processo. Simples, não é?

Te convido a aplicar esta mentalidade que se chama kaizen, a melhoria continua. Metrifique, melhore, faça de novo, melhore. Prometo: o seu negócio vai melhorar muito! Para a melhoria continua dos seus pratos, por exemplo, o primeiro passo é fazer a FICHA TÉCNICA. Se você ainda não conhece o material, te convido agora a ter contato com o nosso curso prático. Clique AQUI.

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