O PRINCIPAL motivo de QUEBRA dos negócios

ALÔ, FOOD NATION! Essa é uma das aulas mais importantes do canal. Todos os dias eu recebo mensagens de empreendedores que estão com dificuldades em obter o retorno esperado e, muitas vezes, estão quebrando ou prestes a quebrar. A maioria das vezes isso tem origem em uma coisa: FLUXO DE CAIXA. No vídeo de hoje eu falo sobre essa ferramenta imprescindível para a vida do seu negócio. BORA LÁ?

O vídeo de hoje eu chamo de aula porque é realmente uma aula. Fluxo de caixa é não é algo complicado de entender, mas muitas pessoas quase perdem (ou perdem) seus negócios por não fazerem seu planejamento direito.

O fluxo de caixa é, basicamente, uma previsão do quanto você vai gastar o seu negócio desde a sua pré-operação. Ele funciona em 5 estágios, divididos em um determinado de tempo pré estabelecidos por você (pode ser mensal, bimensal, trimestral, etc): pré-operação, abaixo do ponto de equilíbrio, ponto de equilíbrio, acima do ponto de equilíbrio e voo de cruzeiro (quando o negócio decola).

Cada fase da sua operação apresenta características específicas e gastos planejados. É importante elencar quais serão os investimentos, os empréstimos feitos e colocar isso ao longo do fluxo de caixa. É muito comum que, ao começar a sobrar dinheiro das vendas, muitos donos aumentarem seus gastos pessoais. E é aí que muita gente se enrosca. É preciso planejar, também, o pagamento desses investimentos para não deixar acumular as dívidas.

Outro erro comum é se desesperar na fase em que as vendas não dão um retorno sustentável. Calma, todo negócio passa por essa fase! Se você tiver tudo isso planejado, essa fase não te deixará em desespero. Faz parte do crescimento de um negócio planejado. Você não vai abrir o negócio e ganhar dinheiro de cara, o fluxo de caixa é uma curva, como explico em detalhes no vídeo.

Tenha esse assunto sempre em mente e, assim, você evitará as chances de quebra. Para se aprofundar ainda mais nos segredos da gestão gastronômica, conheça nossos CURSOS E MATERIAIS e nos siga no canal do YouTube. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.