Posicionamento de Mercado para Restaurantes

Alô você! Vamos falar um pouco sobre posicionamento de mercado? Sim, o marketing é uma ferramenta poderosa para o seu negócio gastronômico. Será através dele que o seu restaurante será visto e compreendido pelo público. Mas, para garantir que você, de fato, transmite seus diferenciais de forma assertiva não basta ouvir a opinião dos seus amigos e funcionários. Periodicamente o marketing do seu restaurante deve investir em pesquisas sobre POSICIONAMENTO com os seus clientes. Chega de “achismos”, chegou a hora de entender como utilizar a ciência a seu favor! Quer saber como? VEM COMIGO:

Conheça o seu público

O primeiro passo para realizar uma pesquisa de posicionamento de mercado deve ser selecionar e público que será avaliado. Se você possui um restaurante na Vila Olímpia, por exemplo, que que ofereça almoço e jantar, cada um desses públicos deve ser avaliado de forma isolada pois se tratam de perfis diferentes de consumidores. O almoço normalmente é requisitado quem trabalha nos muitos escritórios da região, já o jantar pode ser uma opção para a infinidade de clientes que se deslocam até o bairro no período de folga para desfrutar das opções gastronômicas da região.

Mapeamento de atributos

Depois de segmentado o público, chegou a hora de criar os formulários para obter as informações necessárias. O primeiro formulário deve buscar entender quais são os quesitos que os clientes mais valorizam ao escolher um restaurante naquela região e por aquele período? Rapidez,  pagamento rápido, opções no cardápio, ambiente agradável e opções vegetarianas, elenque todas as opções que fizerem sentido para o seu ramo de atuação e pergunte para os seus clientes o que é mais importante para eles. Com as respostas, calcule a média de cada item votado e liste os atributos que são mais e menos importantes para o seu cliente. Insira no eixo vertical de um gráfico, como no exemplo, sendo a parte de cima as características mais importantes e as de baixo, menos. Enumere o eixo horizontal com a nota máxima e mínima em suas extremidades.

Entenda sua concorrência

Quais são os restaurantes que disputam a mesma clientela, nesta mesma região, através da mesma faixa de preço? Liste esses nomes e inclua o seu, claro. Através de um segundo formulário, você deverá buscar a avaliação de cada restaurante em cada um dos quesitos mais votados na primeira pesquisa. Obtenha uma média de restaurante em cada item e insira no gráfico para que você possa visualizar tudo de forma mais clara.

Como melhorar sempre

O objetivo do seu restaurante deve ser sempre obter as notas mais altas nos quesitos mais valorizados pelos seus clientes. Por isso: foco no primeiro quadrante! São nessas categorias que você deve investir, caso não tenha obtido uma boa avaliação. Se o seu cliente do almoço valoriza a rapidez no preparo e no atendimento, mas se importa menos com a quantidade de opções vegetarianas, a chave do sucesso será atender os seus cliente de forma mais ágil e rápida. Ele COM CERTEZA ficará mais feliz e tenderá a voltar mais vezes ao seu restaurante. Repita a pesquisa depois de algum tempo e verifique se os seus clientes ainda te avaliam da mesma forma e se, de fato, foram impactados pelas mudanças implementadas por você.

Melhorar seus processos e serviços deve ser um desafio contante para garantir o sucesso do seu negócio. Quer aprender mais sobre o mundo da gestão gastronômica? Conheça os cursos  Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo e eu mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

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