Porque MUITOS Restaurantes FECHAM Antes de 2 Anos

HELLO, VOCÊ! É estatístico que muitos restaurantes fecham antes de 2 anos de operação (Abrasel). De 35 a 50%, precisamente. É um ramo que cresce bastante mas também é muito rotativo. Como sempre falo no canal, existem diversos fatores que podem ocasionar a quebra de um negócio. E, por isso, é preciso que você esteja sempre atento aos detalhes da sua operação para que isto não te aconteça! Trouxe 9 motivos que são os prováveis agentes de quebra de um restaurante. BORA LÁ?

Altos Custos de Ocupação

É preciso tomar cuidado na hora de fechar um contrato. Por vezes, é comum pecar na escolha de um local/aluguel/contrato caro, mas que você acredita que será suprido com as receitas e, quando isso não acontece, você se vê amarrado a um custo altíssimo. Ser criativo e pensar em adaptação na escolha do seu local é uma boa dica nessas horas.

Capital de Giro

Não adianta desprender de uma boa grana na pré-operação e esquecer que é necessário um bom capital de giro para quando o negócio estiver operando. Quando você vê, está lotado de juros e cheque especial.

Falta de Atenção aos Detalhes

Acompanhar o cotidiano e como a entrega do seus pratos está sendo realizada é fundamental. Além disso, ter tempo para se dedicar aos fornecedores e comprar bem garantem que as coisas não irão fugir do seu controle.

Gestão Fraca da Equipe

Um restaurante sem uma equipe legal e motivada tem poucas chances de prosperar. Você não age sozinho, por isso gerir a sua equipe para que eles façam um bom trabalho é essencial para tocar o negócio.

Escolha Ruim da Localização

Ás vezes a gente se empolga com uma localização que não é tão boa, mas que te oferece um bom benefício a curto prazo e, no fim, acaba não atraindo clientes para o seu restaurante.

Escolha do Conceito Errado

E isso tem muito a ver com público e localização. Ás vezes, você escolhe um conceito que não se adequa ao público que se encontra naquela localização e o negócio acaba não se mantendo.

Inconsistência no Serviço e na Comida

Até mesmo um grande chef pode ter esse erro de inconsistência na comida e no serviço. Seja por falta de processo, falta de fotografia dos pratos, ficha técnica, falta de monitorar as banquetas ou falta de andar nas mesas e analisar como os pratos estão sendo servidos.

Falta de Percepção de Valor

Ás vezes a comida e o serviço estão bons, mas o preço cobrado não está sendo condizente com isso ou com a localização. É preciso pensar num preço médio para aquele conceito, aquela localização e aquele público. Além de, claro, para as contas do seu negócio.

Falta de Senso de Negócio

Muitos donos de restaurante são ótimos chefs, ótimos no restaurante, mas não tem a visão matemática do negócio. E isso é imprescindível para a sua sobrevivência. Não tem problema algum você não ter esse senso de negócio, desde que alguém esteja pensando nessas coisas por você.

O objetivo do Na Cozinha do Politi é te ajudar a estender a vida do seu negócio, por isso algumas vezes as dicas podem ser duras, mas são todas muito necessárias. Não deixe de conferir nossos CURSOS E MATERIAIS. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.