A razão de um plano de negócios

Tá pensando em abrir um restaurante e não sabe como dar o primeiro passo?  Depois de fazer a Conta de Guardanapo e começar a ter as primeiras noções do seu  investimento, chegou a hora de botar a mão na massa e apostar em um plano de negócios. O documento é a única forma de ter certeza que a sua ideia vai dar certo no mundo real. O porquê disso eu te conta agora. VEM COMIGO:

Organize as suas ideias

Quando temos um sonho, é comum nos perdermos um pouquinho em meio a empolgação. É aí que mora o perigo! É preciso colocar na ponta do lápis cada detalhe para que nada nos surpreenda na hora H. No plano de negócios é possível planejar de forma estruturada o conceito do seu restaurante, os diferenciais, a estratégia de marketing e ainda adicionar as planilhas com premissas, folha de pagamento, fluxo de caixa, entre outros dados fundamentais. Não vai dar esse mole, ein?

Vale a pena investir?

Ao olhar com mais cuidado para o plano de negócios ainda é possível diagnosticar outros números importantes: avaliar o  ponto de equilíbrio, fazer testes a sensibilidade e simulações do potencial de lucro e crescimento serão contas preciosas para você que deseja investir e fazer do seu restaurante um negócio bem sucedido. O segredo está QUASE SEMPRE na matemática. Se liga nela, brother!

Atraia sócios

Nem pense em tentar convencer alguém a investir no seu sonho sem um plano de negócios. Não existe nenhuma chance de um investidor sensato embarcar na sua ideia sem que antes veja todo planejamento que você fez. É assim que você vende credibilidade e profissionalismo. Anulando objeções financeiras e mostrando que por trás de um lindo sonho há muito conteúdo e a oportunidade de se ganhar dinheiro.

Segurança ao empreender

A pior sensação que existe é a de perder o sonho imaginando se as coisas estão ou não dando certo dentro do seu restaurante. Se você não realizou um plano, fica mesmo difícil de saber e essa dor de cabeça irá te acompanhar para sempre. Livre-se deste peso, cara! Tenha tudo calculado, crie diferentes cenários e invista com segurança e responsabilidade. Muitas famílias de funcionários dependerão desse primeiro passo fundamental. Juízo, ein?

Bem, se você gostou dessas dicas simples, é possível que você se interesse também pelos cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço

2 comentários Adicione o seu

  1. Adriano Pereira disse:

    Olá Polite, tudo bem?
    Me chamo Adriano P. e tenho uma pergunta a fazer baseado no que venho estudando sobre abrir um restaurante. Sou empreteco, minha esposa também, sendo que nos iremos ser sócios nessa empreitada devido as nossas CCE’s, eu completo as dela e ela vice versa. Uma boa forma de trabalharmos juntos e vermos as possibilidades de chegar ao sucesso lado a lado. Pois bem, minha pergunta é, nossa ideia, é abrir no nosso sitio, que fica em uma area muito bem localizada, proximo de varios condominios de apartamentos e casas, sendo que a linha que pretendemos seguir, é a de comidas tipicas de nossa regiao, de forma caseira, sabe aquela comida de casa de vó, pois é, nessa pegada que vamos iniciar e com o desenrolar do negocio, coisas boas e diferentes podem surgir. O ramo de restaurantes rusticos, como a proposta que vamos seguir, tem crescido bastante no país, sendo que fiz uma pesquisa de mercado com meus possiveis “concorrentes”, percebi que eles fogem muito da proposta e apelam pra coisas que o cliente nao esta disposto a pagar. Acha que devo me preocupar com esses concorrentes ou devo seguir minha linha e arrebentar na excelencia em atendimento, já que isso cativa e fideliza bastante o cliente, aliado ao valor e qualidade da refeição? Forte abraço e saiba que eu tenho aprendido bastante com seu conteudo. Obrigado!

    1. Fabiane Carrijo disse:

      Adriano, desculpe te decepcionar mas eu sempre digo que a boa idéia não é o ingrediente mais importante. Pelo seu relato vc e sua esposa tem a “paixão” que é um dos ingredientes necessários para o sucesso neste negócio. Mas não é o principal. Os principais são planejamento e execução. Aprenda bem o negócio antes de abrir, planeje bem o seu fluxo de caixa e comece pequeno. Vá testando as águas. Na sua vida de empreendedor você provavelmente terá que mudar muitas vezes. Sobretudo, nunca brigue com sua mulher por causa do negócio. Te desejo muita sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.