Como funciona uma operação enxuta | Case “Tchiuchi” Pollos Asados

ALÔ, VOCÊ! Andando por San Pedro de Atacama, durante as minhas férias no Chile, deparei-me com um conceito de restaurante que pode ser uma ótima ideia para você que está pensando ou iniciando o seu primeiro negócio gastronômico. Trata-se de uma operação enxuta com apenas dois produtos, mas que funciona bem pra caramba! Vamos conhecer?

Frango assado e batatas fritas

É com apenas estes dois produtos que o “Tchiuchi” Pollos Asados atrai centenas de pessoas diariamente. O frango pode ser em porção inteira, metade e um quarto. Já a batata tem 5 opções de bandejas em diferentes tamanhos. A operação, extremamente enxuta, funciona com 5 ou 6 funcionários, 2 fornos grandes de frango assado (aquele esquema de televisão de cachorro rsrsrs) e 2 fritadeiras gigantes para as batatas. O local também abriga algumas mesinhas, duas televisões e algumas opções de bebidas industrializadas. Simples e eficiente.

Todas as vezes em que eu passei por lá estava lotado, tanto com pessoas esperando a entrega como também consumindo no local. O “Tchiuchi” abre de quinta a terça, das 12 h às 16 h e das 17 h às 23 h. Ou seja, utilizam uma horinha só para organizar tudo antes do rush da noite. Além do pedido in loco, o cliente também pode ligar para fazer o pedido e apenas retirar no estabelecimento. Eu, por exemplo, optei por levar para o hotelzinho e comer com a minha amada com um “vinhozinho”. Comida simples, deliciosa e eficiente. É disso que a gente tá falando!

Por que ter uma operação enxuta?

Se você já tem experiência no empreendedorismo gastronômico, você bem sabe como é difícil perseverar com um estabelecimento no nosso ramo. Assim, principalmente para quem vai ter o seu primeiro restaurante, uma operação enxuta é a melhor escolha com certeza.

Não tem problema nenhum você começar de uma forma mais tranquila, mais soft, e, quando estiver mais acostumado com as rotinas, contas, despesas e todo o circo, aumentar a sua operação ou avançar com outro negócio. Nunca esqueça: você está em uma jornada de aprendizado durante o empreendedorismo. Não precisa aprender tudo de uma vez!

Para você que está sonhando com o seu primeiro negócio, além de sugerir uma operação enxuta, recomendo também que você comece agora a fazer a Conta de Guardanapo. Ela é uma conta básica para que, minimamente, você entenda se a sua ideia pode ser tornar um negócio, antes mesmo de fazer o plano de negócios. Para baixar o material, basta clicar AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.