O caminho do APRENDIZADO | o que você PRECISA saber sobre Administração | Parte 1

ALÔ, VOCÊ! Quando tomamos a decisão de abrir um negócio gastronômico, sempre nos deparamos com a pergunta: o que eu preciso fazer agora? Gerir um negócio não é nada fácil e isso mal executado pode transformar seu sonho em um pesadelo. No vídeo de hoje eu falo sobre o caminho do APRENDIZADO: o que você precisa saber para ADMINISTRAR o seu negócio. O básico do básico. Sem saber isso você não conseguirá avançar na sua jornada. BORA LÁ?

Eu elenquei 4 temas que são essenciais para a gestão gastronômica: Administração, Cozinha, Serviço e Marketing. Esses 4 pilares são os principais pontos para se atentar na hora de gerir o seu negócio. Nesse vídeo, eu foco somente no básico da administração, pois este é o principal e o início de toda a gestão gastronômica.

Saiba especificar os produtos

A primeira coisa a se ter noção em administração é saber quais os produtos a serem utilizados na sua operação. Geralmente são muitos produtos e eles variam conforme a litragem, o volume, os fornecedores, dentre outros fatores e saber a melhor forma de encomendá-los é essencial para a sua operação.

Contar o estoque não é tão fácil assim

Por isso é muito importante que você aprenda a fazer isso. Cada produto varia em caixas, envelopes, sacos, enfim, existem diversas unidades de contagem de estoque para você entender. Além disso, é preciso uma regularidade na contagem do seu estoque para que as coisas não saiam do seu controle e você não perca dinheiro.

Foco na organização

Tem mil e uma maneiras de organizar as prateleiras, as caixas, os corredores do seu estabelecimento. Tem gente que organiza por ordem alfabética, por grupos, por categorias, dentre outras maneiras. Organizar o estoque é uma ciência que você precisa saber para administrar o seu negócio.

Receber bem a mercadoria é fundamental

Por mais distópico que seja ter alguém especificamente para isso, é fundamental você aprender a receber a sua mercadoria. Saber comparar as notas e saber avaliar como a mercadoria está sendo entregue pode evitar muitos problemas, tanto no financeiro quanto na sua cozinha.

É preciso ter uma relação saudável com seus fornecedores

O seu fornecedor precisa entender que é importante para a sua operação. Porém, isso não significa deixar ele na comodidade de ser o único fornecedor do seu negócio. Você precisa estar sempre analisando a qualidade da entrega, ser um cliente cordial mas exigente e mostrar que está sempre em busca dos melhores produtos.

Seja atencioso em relação às cotações

O ideal é ter no mínimo 3 cotações diferentes para cada produto. Eu sei, isso toma tempo, mas se você não fizer isso, você corre o risco de gastar a mais por simplesmente não ter estado atento aos preços do mercado.

Na semana que vem, nos aprofundaremos mais sobre a ADMINISTRAÇÃO do seu negócio. Fica de olho aqui no Na Cozinha do Politi, toda terça e quinta lançamos conteúdos novos para você. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.