Negócios em tempo de crise

Eu tenho o hábito de ler o jornal todos os dias pela manhã. Inclusive, faz parte do processo matinal de organizar os meus pensamentos. Numa destas leituras, deparei-me com uma reportagem que fazia uma comparação entre bons restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro, comparando o mesmo horário e mostrando como o movimento em terras cariocas está bem menor do que o paulistano. Aquilo me impactou, é claro, mas eu fui um pouco além nessa reflexão.

É inegável que o país passa por uma crise financeira bastante complicada. Muitos negócios estão fechando, muitos estão se segurando como podem, não está fácil para ninguém! Além da complicação econômica, algumas regiões também passam por graves problemas de segurança pública, o que faz com que as pessoas queiram sair menos de casa, especialmente no período da noite.

É importante, sempre e sempre, estar atento ao cenário em que o seu negócio está atuando. O controle financeiro é imprescindível em todos os momentos, mas em situações como esta, a reflexão precisa ser ainda mais profunda. Não se sabe por quanto tempo teremos crise, então, não se pode ficar esperando que as coisas melhorem espontaneamente.

É preciso reduzir os custos ao máximo, em especial os fixos. As despesas fixas, como administrativas, de contabilidade, mão-de-obra, ocupação e afins, tendem a crescer todos os dias e, antes que isso se torne um problema, é preciso controlá-las. É triste diminuir a folha salarial, por exemplo? Muito! Entretanto, às vezes é necessário.

Você não pode ficar esperando o movimento cair de forma passiva. Não é isso que um empreendedor gastronômico faz! Busque otimizar os seus processos e, se preciso for, corte os gastos. Assim, se for necessário, depois você aumenta a sua equipe de novo com uma folga no orçamento. O importante é manter o controle do seu negócio sempre!

É inegável a todos que o país passa por uma crise financeira bastante complicada. Muitos negócios estão fechando, muitos estão de segurando como podem, não está fácil para ninguém! Além da complicação econômica, algumas regiões também passam por problemas de segurança para a população, o que faz com que as pessoas queiram sair menos de casa, ainda mais à noite.

É importante, sempre e sempre, estar atento ao cenário em que o seu negócio está atuando. Se já é imprescindível sempre ter o controle do seu restaurante, em momentos como este, a reflexão precisa ser ainda mais profunda.

Para saber se você está perdendo o controle sobre o seu negócio, baixe agora a ficha técnica que é um método simples para começar a organizar o seu restaurante. Clique AQUI.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.