A missão NCDP no seu restaurante

ALÔ FOOD NATION! Tem alguém aí que ainda não me conhece? Bem, meu nome é Marcelo Politi e o Na Cozinha do Politi é meu espaço com você para falar sobre GESTÃO GASTRONÔMICA. A minha trajetória no mundo da gastronomia começou a muuuito tempo e em um lugar bem distante – A Suíça! Por lá eu me formei em hotelaria e iniciei minha trajetória dentro deste poderoso universo. Quer conhecer um pouquinho mais sobre essa minha incrível experiência? VEM COMIGO:

Experiência compartilhada

Em 1990, fui o responsável por trazer a grande rede de hotéis Sofitel para o Brasil. Sim, uma rede toda e eu nem acredito o quão inspirador foi esse desafio! Já em 1999, encarei mais um big challenge, o de trazer para o país o Hard Rock Café. Wow, foi incrível aprender tanto com my american friends! Bem, de lá para cá eu não parei mais e assim foram pelo menos 15 operações gastronômicas próprias ou de terceiros que nós fizemos acontecer com muito sucesso. Depois de tantas experiência legais e de trabalhar com tanta gente competente, acabei acumulando conhecimentos e materiais que eu não poderia deixar se perderem dentro da minha história. Percebi que seria injusto levar tanta coisa comigo para o túmulo, não é mesmo?

A plataforma NCDP

Para dividir com cada vez mais pessoas todo esse meu aprendizado resolvi organizar tudo dentro de uma única plataforma digital, especializada em conteúdos sobre gestão gastronômica. A ideia do Na Cozinha do Politi até parecia meio maluca no começo, é verdade, mas hoje já somos uma audiência de cerca de 50 mil pessoas! Dá para acreditar?  Através de diferentes mídias falamos com gente do mundo todo sobre todos os segmentos das operações gastronômicas: foodtrucks, buffets, restaurantes, cafeterias…o céu se tornou o limite por aqui!

Qual é o seu objetivo?

Por falar com tanta gente ao mesmo tempo, é natural que alguns assuntos se tornassem recorrentes e eles passaram mesmo a me chamar a atenção. Quer um exemplo? Bem, imagine só uma pirâmide: no fundo dela, a maior parte, é representa o número de pessoas que querem abrir um restaurante. Parece bastante gente, né? Sim, todo mundo ao menos uma vez na vida já cogitou essa ideia. Mas calminha aí, não se engane!

A segunda parte dessa pirâmide representa o grupo daqueles que tiveram algum sucesso ao abrir um restaurante. Ou seja, servem boa comida com bom serviço e com isso se mantem no mercado. Parece confortável, vai?

Já a terceira e mais alta parte desta piramide, representa o seleto grupo dos campeões. O motivo deles estarem lá? Eles transformaram um bom restaurante em um bom NEGÓCIO. Sim, não basta o amor ao avental! Para ter um restaurante bem sucedido é preciso seguir algumas recomendações fundamentais.

O segredo do sucesso

Ao longo da minha carreira pude acompanhar de perto o que pensam aqueles que estão no topo da pirâmide. Posso afirmar com tranquilidade que eles possuem muito mais do que sorte, mas alguns desses pontos em comum:

1) Implantar sistemas eficientes

Quem acompanha o blog sabe como eu sou um apaixonado por processos e posso assegurar que grande parte dela nasceu ao trabalhar com grandes operações. Ao implementar sistemas eficientes, sejam eles para organizar os pedidos, as finanças ou a sua produção,  saiba que estará se juntando a um seleto grupo de restaurantes de sucesso. Se organize!

2) Implementar uma cultura 

Mais do que regras ou ordens, é preciso viver cada detalhe do seu negócio: crie um board de missão e valores e fala deles a cultura do seu restaurante. Assim fica muito mais fácil encantar colaboradores e clientes.

3) Tratar business como business

O seu restaurante pode até ser o seu grande sonho e paixão, mas é sempre preciso fazer as contas. Para transforma-lo em um negócio lucrativo tenha sempre a matemática como sua melhor amiga. Abuse de planilhas, gráficos e softwares que possam te ajudar nessa jornada!

4) Consistência de processos 

Não basta ter uma cozinha perfeita, pratos deliciosos e um time muito bem treinado – se você chegou lá, parabéns, mas a sua missão não acaba aí. Depois disso, é preciso assegurar que tudo funciona bem e de forma consistente, com você perto ou longe do negócio. Seja um exemplo, um líder a ser seguido e inspire outros líderes da sua equipe.

5) Gente que se prepara 

Em toda minha carreira no mundo da gastronomia, eu nunca conheci ninguém que tenha chegado ao sucesso sem se preparar MUITO BEM. Não é sorte, não é destino, é determinação para buscar informação e melhorar de forma contínua através da EDUCAÇÃO.

Pensando nisso, a missão do Na Cozinha do Politi passou a ser essa: te ajudar a transformar o seu sonho em um negócio bem sucedido e sustentável. Queremos que o dinheiro deixe de ser um problema e passe a ser uma SOLUÇÃO para o seu restaurante e vida pessoal. Que tal iniciarmos essa jornada juntos agora?

Bem, se você gostou dessas dicas simples, é possível que você se interesse também pelos cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.