Os 5 pilares do sucesso do seu restaurante (e de QUALQUER NEGÓCIO!)

Marcelo Politi

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ALÔ, FOOD NATION! É claro que todos os empreendedores estão na jornada para ter sucesso. Para que você trace um caminho correto, hoje vou falar sobre os 5 pilares do sucesso do seu restaurante. Eles também valem para qualquer negócio, entretanto, vou utilizar alguns exemplos mais específicos de negócios gastronômicos.

1. Números

Isso tem que ser o seu instinto de sobrevivência, sua atividade primária, primordial. Eu sempre volto neste assunto, mas é porque você não pode dar bobeira. Se você não é o mestre dos indicadores, pode contratar alguém para cuidar dos números, mas é importante que você cuide de pelo menos um número: controle de caixa. Uma forma de otimizar seus resultados é utilizar a Lei de Pareto, focando seus esforços no que é mais importante: caixa, CMV e CMO.

2. Pessoas

Diferentemente de outros formatos de negócios, nos gastronômicos tudo é ligado a pessoas. O seu produto é desenvolvido, feito e entregue por elas. Se você não é muito de pessoas, aprenda. Sério, é importante! É importante que você cause melhoria para as pessoas que passem pelo seu negócio. Uma das maiores alegrias da minha vida é ver as pessoas que trabalharam comigo e depois cresceram. Se precisar de ajuda, contrate alguém que seja bom nisso. Você não precisa ser presidente e técnico do seu time, não é mesmo?

3. Produto

Gestão é muito importante e eu sempre reforço isso. Entretanto, ter um produto de qualidade é umas das premissas básicas de um restaurante. Em negócios gastronômicos nós dividimos o produto em três partes: comida, serviço e ambiente. É por um destes fatores que as pessoas comentam e retornam a um estabelecimento. A grande sacada sobre produto é se diferenciar. No que o seu produto se destaca frente aos outros? Pode ser um ambiente legal, um tempero incrível ou serviço impecável, mas saiba qual é o seu forte e invista nele!

4. Marketing

Eu sou um defensor ferrenho de marketing e invisto pesado em todos os meus negócios. Ele será a forma de comunicar da melhor maneira o diferencial, que acabamos de citar, para os seus clientes e prospectos. Além disso, é através do marketing que você vai entender quem é o seu cliente, quais são seus hábitos, como atingi-los e, assim, ser ainda melhor para o mesmo. Uma grande necessidade neste momento é aproveitar o potencial da internet. Se você, como eu, não é um expert, contrate quem seja. Tem muito jovem aí sabendo muito disso e cheio de vontade de trabalhar!

5. Sistemas

Quando eu digo sistemas, me refiro à forma como as coisas são feitas no seu empreendimento. É essencial que tudo esteja documentado e seja informado a todos os seus colaboradores. Não precisa inventar moda, é só definir e registrar. Se você não gosta muito desta parte, não tem problema, mais uma vez, ache alguém que faça. Quando cria sistemas e processos, você começa a criar um negócio de fato e vai preparando o seu empreendimento para funcionar sozinho. Afinal, ninguém quer trabalhar pra sempre, não é mesmo?

Agora que você sabe os pilares do sucesso, chegou a hora de rever as coisas no seu negócio e começar a agir! Se precisar de algum material ou colaboração, conte comigo! Vou deixar aqui a página com os meus e-books e cursos para te ajudar a alcançar os resultados que você espera. Tamo junto!

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2 Comments

  1. Politi, muito fundamentada toda a abordagem! Gostamos bastante. Sou gestor de uma empresa que atua no seguimento Foodservice como fornecedora de equipamentos e utensílios então estamos completamente de acordo com suas colocações. Ótimas!

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