Perdido na gestão do seu restaurante? Foque apenas NISSO:

Marcelo Politi

Marcelo Politi

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Alô, FOOD NATION! Vejam só: se a gestão já consegue confundir quem é experiente com negócios gastronômicos, imagine só o que acontece com os que estão abrindo seu primeiro restaurante. É uma confusão digna de um delivery, em pleno sábado, com chuva e metade da equipe de motoboys. Ou seja: trezentas coisas para pensar ao mesmo tempo e no final seu cérebro entra em chamas. 

Acontece que essa sobrecarga é fruto de uma coisa: a falta de foco naquelas coisas que são mais importantes no início da gestão. Você não precisa e não pode fazer tudo sozinho e de uma só vez. É preciso saber focar e delegar as coisas certas, na hora certa. Veja esse vídeo e saiba quais são os primeiros passos de uma boa gestão que não causa dores de cabeça:

https://www.youtube.com/watch?v=5KJUSX8PGj8

Existe um mundaréu de coisas dentro da gestão de um negócio gastronômico: liderança, marketing, cultura de empresa, e tantas outras que carregam esses nomes chiques. Mas se você está começando agora, esqueça tudo isso, e foque apenas em quatro coisas:

Organização de estoque

O básico do básico, mas que já vai te tirar de belos sufocos que pegam restaurante no começo das operações. Uma bela soma de dinheiro poderá ser economizada com essa tarefa, fora a organização dos seus trabalhos. 

“Ah Marcelo! Mas eu não sei como organizar estoque” – Clica aqui e seu problema será resolvido.

CMV (Custo da Mercadoria Vendida)

Controlar seu CMV no início da operação fará uma diferença extremamente positiva. E como você já estará organizando seu estoque, terá o ambiente perfeito para fazer esse cálculo com facilidade.

DRE (Demonstração do Resultado do Exercício)

Acho que é razoável imaginar que uma das primeiras coisas que você deve fazer é garantir que consiga mensurar seus resultados, não é verdade?! Seu negócio está começando, não pode iniciar dando tiros no escuro, porque neste momento, tropeços aqui custam muito caro.

Fluxo de Caixa

Todos os dias, todos os dias seu fluxo de caixa deve ser devidamente monitorado. Perceba que todo nosso trabalho até aqui consiste em cuidados para garantir que seu dinheiro possa render da melhor forma possível. É o básico que tem o poder de salvar negócios da falência em seus primeiros anos.

ENTRETANTO…

Você não vai conseguir fazer tudo isso sozinho. Por isso, foque nos dois primeiros pontos e delegue os outros dois COM URGÊNCIA.

Tenha o cuidado de escolher uma pessoa de planilha. Só alguém com esse perfil poderá te ajudar de verdade a lidar com essas tarefas sem dores de cabeça.

E essas são apenas algumas ferramentas do especialista em negócios gastronômicos.

Se você estiver determinado de fato a dominar a gestão do seu negócio passo por passo, saber em quais setores focar, como focar e no final das contas construir uma operação completa, que não depende da sua presença para funcionar, vai precisar de um treinamento completo.

Ele existe, e se chama ENG. Entre na lista de espera para a próxima turma e aprenda a liderar seu restaurante com maestria.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Conteúdo relacionado

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *