Os 12 itens fundamentais do Manual de Operações

Marcelo Politi

Marcelo Politi

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

ALÔ, VOCÊ, MEU BIC! Não é a primeira vez que vamos falar sobre processos aqui no canal. Tem gente que deve estar até cansada rsrs Mas o que nunca falamos por aqui foi sobre o Manual de Operações! Ele é peça fundamental para que o negócio, e todos os envolvidos, ajam de acordo com o esperado.

1. Menu e Fichas Técnicas

Tudo começa com o produto e como ele será produzido. Não se esqueça de utilizar o método matemático para a construção do seu cardápio.

2. Equipamentos

Cada negócio tem diferentes necessidades. Olhe com carinho para o seu cardápio e confira quais os equipamentos necessários para produzi-lo.

3. Compras

Aqui você vai planejar o seu estoque mínimo, quais sãos as quantidades e também os fornecedores que garantem o seu nível de qualidade.

4. Recebimento e estocagem

Defina aqui todo o processo de recebimento, armazenamento e estocagem. De preferência, tenha planilhas e checklists de tudo.

5. Higiene e limpeza

Essa parte é muito séria e pode fazer o seu restaurante cair em desgraça se negligenciada. Cobre e esteja atento sempre!

6. Preparo da comida

Garante o controle de qualidade, o controle de estoque, pré-preparo e finalização dos pratos. Desperdício e sobra também entram aqui.

7. Serviço

Componente do produto, o serviço é essencial para trazer os seus clientes de volta. Uniformes, aparência, descrição de cargos e toda a condução do atendimento.

8. Finanças

Quais as planilhas você vai acompanhar? Com qual frequência? É essencial ter período determinados e disciplinas para garantir saúde financeira.

9. Gestão

Determina e informe quais são as regras, rituais e rotinas que são os padrões do estabelecimento. Todos precisam saber na ponta da língua!

10. Operação

Como todas as atividades devem acontecer durante a operação? Descreva nos mínimos detalhes o que se espera do funcionamento do restaurante.

11. Marketing

É seu papel definir quais são as formas de divulgação e qual a verba para isso. Ainda mais hoje em dia, não se pode deixar de lado o marketing.

12. Manutenção

O controle das despesas é fundamental para impedir imprevistos no negócio. Isso vai desde o lixo até alarme e câmeras.

Se você chegou até aqui, sem dúvidas, você está em busca de conhecimento sobre gestão de negócios gastronômicos. Então, convido você a conhecer a nossa sessão de CURSOS E MATERIAIS.

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Conteúdo relacionado

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *