Inauguração de um Restaurante | Politi Responde

Marcelo Politi

Marcelo Politi

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Vocês sabem como eu me amarro em conhecer os negócios de vocês, não é verdade? Esta semana recebi um e-mail com dúvidas de um brother-irmão-camarada na hora de INAUGURAR SEU RESTAURANTE. Por isso hoje eu estou mandando mais um “Politi Responde”. Afinal, quem sabe a dúvida do Julio não é a mesma que a sua? VEM COMIGO:

A história do Julio é a seguinte: ele está abrindo um pequeno contêiner com pratos e lanches em um parque que hospeda cerca de 50 operações gastronômicas. Pensando no pequeno espaço, elaborou um cardápio enxuto e precisa saber como calcular a quantidade de alimentos que serão consumidos no dia da inauguração. Julião, aqui vão as minhas dicas para você:

Use uma Ficha Técnica

Essa é a dica número um para qualquer pessoa que pense em montar um negócio gastronômico! A ficha técnica nada mas é do que uma planilha Excel, com uma foto, e a descrição completa de cada prato servido no seu restaurante. Ao completar este documento é possível calcular as quantidades e custos de cada ingrediente, em cada prato. Assim fica muito mais fácil prever seus custos e fazer suas compras! Outro template que irá te ajudar e muito nesta nova jornada é a planilha Excel de Engenharia de Cardápio no qual você poderá acompanhar mais de perto dados do seu cardápio como o CMV, número de vendas, preços e muito mais. Estes dois documentos estão presentes nos cursos Fecha TécnicaMenu Lucrativo do Na Cozinha do Politi, respectivamente! Vale a pena dar uma olhada e começar seu restaurante com tudo arredondado, ok?

Capacidade de armazenamento

O segundo passo para se inaugurar com tranquilidade é organizar o seu espaço: quanto dele poderá ser usado para estoque seco e produtos refrigerados? Faça pequenos testes e procure utilizar recipientes e caixas que possuam medidas padrão (kilos e litros). Isso facilitará inclusive sua comunicação interna, que se tornará mais assertiva: “Me passe um pote tamanho 2 de salsinha”.

Capacidade de Produção

Quanto tempo você e sua equipe demoram para fazer o pré-preparo e preparo de cada prato? Façam pequenos testes, organizem uma mise en place. Entendam qual é a capacidade do espaço e dos instrumento que terão disponíveis. Não existe mágica! Treinamentos e mais treinamentos são a resposta!

Friends and Family Day

Em cada novo negócio eu sou completamente a favor do primeiro dia de operação ser o dia “Friends and Family”. Sabe o por quê? Neste primeiro momento de ajustes você ganha a prerrogativa do erro. Seus amigos e familiares não irão falar mal do seu espaço caso alguma coisa dê errado! Cobre mais barato, coloque crachás dos funcionários que estiverem em treinamento e não tenha medo de ser condescendente neste período. Erre, melhore e aprenda dentro de casa.

Acorde cedo

Antes de se inaugurar uma operação de restaurante a rotina pode se tornar bastante intensa. Há tantas coisas para se resolver que a tendência é que nos primeiros dias após a abertura o empreendedor queira relaxar e observar como o negócio funcionará sozinho. ERROU! Acorde cedo, esteja lá para organizar tudo, fazer compras, azeitar a sua grande máquina aos poucos. O olho do dono no início de qualquer negócio é fundamental.

Não compre muita coisa

No início de toda operação você ainda não sabe quais pratos serão validados e quais irão sair do seu cardápio. Compre pouco de cada coisa, o suficiente para servir uma quantidade “ok” de pessoas dentro daquele espaço. Se acabar, ÓTIMO! Faça da escassez seu gatilho para o marketing! “Desculpe, pessoal, a procura foi tão grande que acabou! Vocês não querem experimentar este prato? Já fiz a reserva de vocês para amanhã, ein? Não percam!”. Pronto, ganhou novos clientes!

Contrate o mínimo possível

Em qualquer restaurante você terá horários de pico e horários bem tranquilos. No início, coloque você a mão na massa durante os horários de pico, esteja presente! Será ótimo para poder treinar de perto seus funcionários. Além disso, com o passar do tempo a tendência é a operação se normalizar e se tornar mais ágil. Evite contratar excesso de mão de obra porque além de chato, pode custar caro reduzir a equipe depois. É preferível pensar em contratar alguém posteriormente, caso a demanda seja realmente alta!

Gostou das dicas? Espero que eu tenha ajudado o Julio e muitos novos empreendedores da família NCDP! Agora, você tá mesmo afim de aprender mais e começar seu negócio de forma NINJA? Conheça os cursos e materiais Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo e eu mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Conteúdo relacionado

Veja também...

2 Comments

  1. Uhuuu, q maravilha ter um Norte, tenha a certeza que usarei todas as dicas e espero que isso ajude muitos tbm!!
    Professor agradeço muito a aula e a grande ajuda, darei notícias em breve, te desejo muito sucesso um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *