HELLO, FOOD NATION! Se liga que o vídeo de hoje é uma aula que pode SALVAR a sua vida! Exageros a parte, mas o assunto de hoje é realmente sobre uma conta que vai clarear muita coisa do seu negócio. Ela basicamente responde a pergunta: o quanto de movimento na casa você preciso ter para conseguir fechar as contas? Não sabe como responder? Vem que eu te ensino nesse tutorial bem explicadinho. BORA LÁ?
Conceitos Fundamentais
O Ponto de Equilíbrio é aquele ponto em que você ganha exatamente aquilo que você precisa para pagar todas as suas contas. É um ponto em que não há lucros nem prejuízos. Quando você está num momento em que seu restaurante não está conseguindo faturar o necessário para cobrir todas as despesas, chegar nesse ponto pode salvar a vida do seu restaurante.
Faturamento
Representado como F na fórmula, o faturamento ou receita, é tudo aquilo que você vende em um mês.
Gastos Variáveis
Os gastos variáveis são todos os gastos que variam na mesma proporção que o faturamento. Se o faturamento aumenta, ele aumenta, se diminui, ele diminui. Por exemplo: o CMV e o percentual de impostos!
Gastos Fixos
Ao contrário dos variáveis, os fixos são aqueles que não variam conforme o faturamento. Por exemplo: aluguel, folhas de pagamento, despesas administrativas, bancárias, dentre outros.
Fórmula
A fórmula para saber qual é o faturamento necessário do seu ponto de equilíbrio é a seguinte:
F (PERCENTUAL) = GV + GF + RESULTADO
Para entender como chegar ao resultado, assista ao vídeo! Lá eu explico passo a passo como chegar ao seu PONTO DE EQUILÍBRIO! Se você deseja se aprofundar nas contas do seu negócio e, assim, ter mais controle sobre ele, conheça o curso MENU LUCRATIVO! Até semana que vem!