5 razões para empreender em gastronomia

Marcelo Politi

Marcelo Politi

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Dentre as muitas conversas que tenho com donos de negócios gastronômicos, a motivação para se abrir um novo negócio é sempre uma das primeiras questões a serem respondidas. É preciso compreender muito bem o propósito do seu restaurante antes de se empreender. Quer saber quais são as principais razões que são citadas pelos meus alunos empreendedores? Então, VEM COMIGO:

1- Ganhar mais dinheiro

A lógica aqui é multiplicar! Quem já teve um emprego, com certeza já se sentiu desconfortável com o seu próprio salário fixo no final do mês. No primeiro momento isso pode até soar como um pouco de ingratidão ou ambição demais, mas é perfeitamente normal. Este sentimento faz parte do pensamento inquieto e inconformado,  comum aos empreendedores de modo geral.

2- Deixar a rotina

É comum que pessoas com perfil empreendedor fiquem entendiadas presas a rotinas pré-estabelecidas. Principalmente qual esta é determinada por outras pessoas, como chefes e clientes para prestação de serviços. Ser dono do próprio negócio é um desafio a parte e uma jornada que poderá te garantir que seus dias nunca mais serão iguais. A cada novo desafio você é estimulado a fazer mais e melhor.

3- Vontade de ser seu próprio patrão

O terceiro motivo que levam as pessoas a quererem ter seu próprio negócio é, mais uma vez, a ideia de independência. Ao se tornar dono de seu próprio negócio você passa a ter milhares de outras responsabilidades. Ao mesmo tempo,  passa a desfrutar da liberdade de organizar sua própria agenda e escolher as demandas mais urgentes ao longo do seu dia. Não a mais uma terceira pessoa para te cobrar resultados, agora a cobrança vem de dentro para fora!

4- Provar que é capaz

Muitas pessoas tem a necessidade de provar para si mesmas e para a sociedade que são capazes de realizar novas coisas. Novos desafios podem ser extremamente estimulantes e atraentes para determinados grupos. A característica também é comum aos empreendedores mais arrojados.

5 – Benefício para a sociedade

É o tipo de motivação mais nobre para um empreendedor. Investir seu tempo, dinheiro e suor para desenvolver produtos ou serviços que contribuam para o desenvolvimento do bem comum pode ser fantástico e gratificante. É claro que o dinheiro também conta e se trata da grande prova de que seu negócio faz sentido e é saudável. Mas poder ajudar aos outros através do nosso trabalho se trata da experiência única.

Ao longo dessa conversa eu não falei sobre dinheiro. Perceberam? Abrir um negócio pode ter menos a ver com ter um dinheiro no fundo de garantia, empréstimos ou se você tem mesmo dinheiro no bolso de sobra. É preciso, antes de tudo, pensar no que te motiva. Seja honesto consigo mesmo. Depois disso, acredite em você e no seu sonho!

Com as idas e vindas da economia brasileira e todo desenvolvimento digital que vivemos, muitas são as opções e oportunidades para se ter um negócio. Tire seu sonho do papel! Junte um time de pessoas, faça um business plan e crie um planejamento. Eu não vou te dizer que é fácil, pois a jornada é longa! Mas posso te garantir que você é capaz de realizar tudo aquilo que você é capaz de imaginar. Boa sorte e contem comigo para essa nova caminhada!

Não sabe por onde começar? Vem comigo! Conheça os cursos e materiais Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo e eu mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Conteúdo relacionado

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *