Case FYRE FESTIVAL: O que os FRACASSOS podem nos ensinar

ALÔ, FOOD NATION! Quem me acompanha viu que algumas semanas atrás eu participei de uma palestra no MICE 2019. Por mais que o Na Cozinha do Politi não fale sobre eventos, existem muitas lições que podemos tirar de Cases que NÃO DERAM CERTO, como o FYRE FESTIVAL, um evento para milionários que acabou virando piada na internet. Afinal, a gestão e falta de planejamento fazem parte desses dois mundos e, quando algo mal é planejado, as coisas podem dar MUITO ERRADO! Vem conferir!

O MICE é o maior evento de conteúdo voltado para o segmento MICE (Turismo de Negócios e Eventos). Nessa palestra, falei sobre o FYRE FESTIVAL, um festival organizado pelo empresário Billy McFarland e o rapper Ja Rule, como um festival de luxo na ilha paradisíaca de Great Exuma, nas Bahamas. No entanto, o festival não saiu nada como o prometido e acabou viralizando na internet como um grande exemplo de festival que NÃO DEU CERTO. Você pode conferir tudo no Documentário da Netflix “Fyre Festival: Fiasco no Caribe”.

A grande sacada é que disso, podemos tirar duas grandes lições:

O sonho: O que o Marketing Digital pode criar

A premissa do evento foi praticamente todo vendido pela internet. Precisamente, pelo Instagram. Ao criar um viral (um quadrado laranja, postado por diversas modelos famosas), foi gerado uma sensação que costuma-se chamar de FoMO (Fear Of Missing Out), medo de ficar de fora. Logo, todo mundo compartilha essa coisa que ninguém sabe direito o que é, mas não quer ficar de fora.

Além disso, a propaganda prometendo o festival dos sonhos, o melhor da comida, da arte, da música e das aventuras, fez incitar a vontade de muitas pessoas que pagaram até 125 mil dólares para ter a experiência prometida pelos organizadores.

Isso mostra o poder das redes sociais. E por isso eu digo que um dono de restaurante não pode ficar de fora e precisa se aliar às tecnologias. É claro que não é possível criar um viral assim todo dia e nem é essa a ideia, mas investir no Marketing é investir na vontade das pessoas! Fazer elas desejarem ter a experiência que você oferece.

O pesadelo: O que a falta de Planejamento pode destruir

Como deu pra perceber, falta de dinheiro nunca foi problema pros organizadores. Eles tinham MUITO dinheiro. Então qual foi o problema? Primeiramente, não haviam ESPECIALISTAS no ramo de eventos. Para um evento desse tamanho, contar com pessoas experts nesse assunto teria, com certeza, poupado muito caos da organização. Isso prejudicou não só a concretização do evento, que no fim não aconteceu, mas também a distribuição do orçamento que acabou ultrapassando o inicial e não sendo o suficiente.

Além disso, os organizadores não deram tempo ao tempo. Organizaram um festival que deveria ser organizado em 1 ano em 8 semanas. Como eu sempre falo, é preciso tirar TEMPO e DEDICAÇÃO para planejar qualquer negócio nessa vida, seja um evento luxuoso ou uma padaria. Não dá pra fazer as coisas da noite pro dia.

Outra coisa que interferiu foi as tomadas de decisões no calor do momento e outras foram negligenciadas. Como eu falo no vídeo da semana passada, é necessário ter senso de negócio e tentar sempre manter o equilíbrio das emoções. Pessoas desesperadas, tomam decisões desesperadas.

O que podemos tirar disso?

O Marketing Digital é um grande aliado de vendas, mas quando é confrontado por uma má execução, vira um tiro no pé. Um evento de luxo, construído com super modelos famosas, foi destruído por uma foto de torrada com queijos num isopor. Por isso, é sempre necessário tomar cuidado com a entrega para o cliente. O planeamento e, principalmente, a boa execução são primordiais para garantir a experiência e a recorrência dos clientes no seu negócio. Gerar confiança e sempre nutri-la! É a chave do sucesso!

Um bom empreendedor vê aprendizado em tudo. Se você deseja se aprofundar mais na arte da gestão gastronômica, conheça os CURSOS E MATERIAIS do Na Cozinha do Politi. Até semana que vem!

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