3º passo: Fase de testes de um novo cardápio

Na nossa série de 7 passos para transformar o seu cardápio em um menu mais lucrativo te desafio a MUDAR o seu restaurante para sempre! Nas últimas duas semanas vimos que o primeiro passo em busca do sucesso é fazer uma análise assertiva do seu cardápio atual através de gráficos. Já o segundo passo é a escolha dos pratos que irão substituir aqueles menos lucrativos. Estão prontos para o terceiro passo nessa jornada importantíssima? Chegou a hora da Fase de Testes  do Novo Cardápio! VEM COMIGO?

Não basta se apaixonar por um único prato, você precisa criar uma lista de boas alternativas e efetivamente testá-las! Para isso:

Elabore a ficha técnica dos pratos candidatos

Sem uma ficha técnica é melhor nem começar, né? É preciso ter na ponta do lápis todos os ingredientes, quantidades e custos de cada prato que concorre para entrar no seu novo cardápio. Se a conta não fizer sentido aqui, nem adianta tentar incorporar essa nova ideia no se menu. Além disso com a ficha técnica é muito mais fácil comparar os prós e os contras de cada receita e fica muito mais fácil decidir, né? Os números não mentem!

Faça os testes de cozinha

Depois das fichas técnicas montadas chegou a hora de, literalmente, colocar a mão na massa. Pare  a sua cozinha em um horário alternativo, que não atrapalhe o fluxo normal do seu restaurante, caso ele já esteja em funcionamento. Se ele for novinho, melhor ainda, reserve um dia só para isso. Agrupe a equipe operacional responsável pela produção dos pratos – chefs, cozinheiros, assistentes – todo mundo deve acompanhar e opinar nessa primeira montagem.

Invista em um PRO na área

Que tal investir em uma opinião que venha de fora do seu restaurante? Um consultor externo tem como objetivo trazer novidades sobre design, ingredientes, misturas e apresentação de novos pratos. É claro que o seu próprio chefe de cozinha pode fazer esse trabalho, mas é muito legal ter alguém pensando fora do dia-a-dia do restaurante para ajudar e ter uma visão sem vícios daquela operação. A ajuda pode e pontual, só para o momento de mudança, como um serviço terceirizado, separe a criação da execução!

Organize o mise en place dos testes

Quer economizar MUITO tempo na hora de preparar os pratos para os pratos para testes? Então é claro que a mise en place que não pode faltar. Organize todos os ingredientes em suas devidas quantidades e todos os utensílios que serão utilizados e anote tudo. Assim você não corre o risco de faltar nada na última hora e que isso te tome um tempo precioso na hora H. “Cadê a farinha?”,” Busque a frigideira”. Não dá, né? Organize-se!

Definição dos vencedores

Para escolher os vencedores é preciso degustar os pratos, dar notas e preencher relatórios – essa é a melhor forma de escolher os vencedores. Depois disso, tire fotos, filme e registre todo o passo a passo da montagem, passo a passo. É importantíssimo registrar os padrões de qualidade nesta etapa do processo. Este prato tão bem preparado possa ser reproduzido quantas vezes forem solicitadas.

Brainstorm do título e descrição

Na hora de escolher o nome de um novo prato é preciso um carinho especial para encantar logo na primeira oportunidade, assim como para despertar a fome do cliente ao longo da descrição do prato: “Saltimbocca alla Romana – Duas finas fatias de filé mignon coberto com presunto de Parma e sálvia. Servidas com discos de semolina italiana gratinados com manteiga de ervas e queijo parmesão”. Salivou aí? Então corre testar seus novos pratos!

Você acaba de dar o TERCEIRO passo para transformar o seu cardápio em um Menu Lucrativo. Eu sei que você já tentou muitas coisas. O que te mostro aqui é uma maneira simples de você usar a matemática a seu favor em 7 passos simples! Fique ligado no próximo passo na semana que vem, ok?Aproveite e conheça também os outros cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.