Aumente seu lucro | Faça as contas!

Não tem como fugir do assunto! Se você está no mundo dos negócios, você precisa se habituar a fazer contas. Seja para conferir o seu estoque ou para o fechamento anual de orçamento, são elas que vão poder te dizer com precisão as qualidades e os problemas do seu negócio. 

Mas calma, não precisa se preocupar! Para você, que é meu brother-irmão-camarada, eu fiz um breve resumo desse processo simples e que vai mudar a forma que você vê a sua operação. Vamos lá?

Especialmente no setor de foodservice, que possui um fluxo de pessoas, produtos e serviços muito intenso, é comum deixar para depois e acabar não contabilizando tudo o que acontece no seu restaurante. Consequentemente, também é comum que a perda de controle se traduza naquilo que o empreendedor mais teme: o PREJUÍZO.

Use planilhas

Para evitar que isso aconteça, a melhor forma de estar a par dos números é organizá-los em planilhas! Contabilize cada movimentação financeira do seu negócio: custos fixos e variáveis, fluxo de caixa, ganhos por dia, semana e mês. Tudo deve estar bem visível e ser apresentado de forma lógica para os responsáveis por cada setor.

Ficha técnica

Na cozinha, por exemplo, uma ótima ferramenta para controlar os custos do seu restaurante, é a utilização de uma ficha técnica. Com ela você vai conseguir padronizar os processos de produção de cada prato na cozinha e indicar de forma precisa as quantidades e ingredientes que serão utilizados. Confira nosso modelo incrível no site e baixe de forma gratuita.

Hoje existem inúmeras ferramentas e aplicativos que podem te ajudar a relacionar todas essas informações. Por isso, abuse do uso da tecnologia a seu favor! Uma outra dica legal  utilizar gráficos para tornar a informação ainda mais visual.

É preciso que você, gestor, tenha uma visão geral do negócio. Cada setor deve estar focado em suas operações individuais, mas é você que vai integrar todas elas para obter um resultado final de sucesso.

Quer saber mais sobre a gestão PRO de um restaurante? Eu te ajudo! Conheça os nossos cursos Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja. Forte abraço e até a semana que vem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.