Entrevista Eugênio Mariotto, Catering e Buffet Internacional

Como transformar uma paixão em um grande negócio? Bem, Eugênio Mariotto se mudou para os Estados Unidos em busca do desejo que trazia desde a infância: aprender mais sobre gastronomia. Ele se tornou chefe da Embaixada Italiana em Washington DC, cozinhou na Casa Branca e hoje possui uma empresa de catering e buffet que faz o maior sucesso na terra do Uncle Sam. E é CLAAARO,  que eu não poderia deixar de apresentar a trajetória INCRÍVEL deste meu brother-irmão-camarada para vocês! Vamos lá?

A mudança de carreira e o investimento

Conheci o Eugênio Mariotto no Colégio Santa Cruz, há mais de 40 anos. Naquela época não poderíamos imaginar que teríamos mais do que aquela escola em comum , mas também o ENCANTAMENTO pela cozinha. Formado em Engenharia, sua família era proprietária da primeira loja de utensílios para cozinha de São Paulo, a Evolução- Cozinha e Bar. Dentre tantos objetos que lhe despertavam o interesse, em 1997, Eugênio tomou coragem e resolveu fazer um curso de gastronomia em Nova York, no  ICE –  Institute of Culinary Education. Neste mesmo período, trabalhou durante 4 meses com o SUUUPER CHEF  Daniel Boulud e aprendeu STEP-BY-STEP, com um dos melhores chefes do mundo, como dominar uma grande cozinha.

O grande desafio e o preparo

Ao finalizar seu curso, Eugênio continuou trabalhando com importação durante algum tempo e foi só durante uma despretensiosa visita a sua irmã, em Washington DC, que ele recebeu a seguinte proposta: a Occasions Caterers, uma grande empresa de eventos americana,  estava organizando uma festa para 10 000 pessoas em um museu que continha DOZE COZINHAS, repito, DOZE! E ele foi convidado para seu uma espécie de chef freelancer neste evento, durante a véspera de Natal. Muita gente iria tremer de medo, certo? Bem, ele corajosamente aceitou a oportunidade um dos chefs acabou o convidando para permanecer na equipe fixa. É ISSO! As boas oportunidades as vezes levam algum tempo, mas você deve estar SEMPRE PREPARADO quando elas aparecem.

Inauguration Day e a logística

A principal diferença do um cozinheiro de um catering e de um restaurante é que em um restaurante existe uma estrutura física fixa e uma rotina mais ou menos previsível a ser seguida. Em um buffet isso é impossível! A palavra chave para este tipo de serviço é LOGÍSTICA! É preciso montar uma cozinha inteira, todos os dias, em lugares diferentes e também desmontá-la como se nada tivesse acontecido. Eugênio aprendeu tão bem esta lição que foi convidado para produzir o  Inauguration Day do Presidente Obama em 2009.
Você imagina? São muitas festas que acontecem em Washington de forma simultânea, ao todo,  37.000 pessoas são servidas para celebrar o mais alto cargo da DEMOCRACY americana.

Quer mais? A cidade de Washington simplesmente FECHA 3 dias antes do evento para que seja preservada a sua segurança. Ou seja: a ORGANIZAÇÃO e as OPERAÇÕES LOGÍSTICAS precisam atingir seus níveis extremos. Uma cozinha central, munida de 100 cozinheiros, prepara 50% de cocção de todos os pratos que serão servidos. Nada pode estragar e os alimentos  são transportados dentro de estufas para cada um destes pequenos eventos. A cocção final é feita em, PASMEM, latinhas de álcool gel, em pequenos fogões transportáveis. É inacreditável, não é mesmo?  Isso tudo só é possível através do MINDSET de equipes extremamente comprometidas e qualificadas. Foi assim quando participei do treinamento do Hard Rock Cafe e será assim sempre!

A embaixada e a gerência

Quando Eugênio saiu do Occasions, recebeu o convite para inaugurar o serviço de catering do Cafe Milano, um dos restaurantes mais badalados da capital americana. O serviço seria oferecido de forma exclusiva à embaixada italiana, que alugava alguns de seus espaços para eventos importantes. Mais uma vez, Eugênio recebeu um grande desafio: ser o chefe  oficial da embaixada italiana, servindo comida italiana, sua grande paixão. Aqui, mais uma vez, a logística foi o ingrediente principal para o seu sucesso profissional. É preciso garantir que todos os pratos cheguem a mesa ao mesmo tempo, quentes e deliciosos. Processos devem ser pensados e repensados! Coordenação, administração, GERÊNCIA!

O futuro e a tecnologia

Com toda a expertise adquirida, hoje Eugênio possui sua própria empresa de buffets nos Estados Unidos! Ele vê a revolução da comida orgânica como uma das principais tendências na gastronomia global. No fim de agosto a principal rede do segmento, a Whole Foods,  foi comprada pela gigante Amazon pela bagatela de US$ 13, 7 BILHÕES DE DÓLARES. Os produtos vendidos pela Whole Foods são de 90-95% orgânicos  e 80% de produção própria, com qualidade excepcional. O que isso significa? Que se depender da Amazon, os americanos vão receber alimentos cada vez mais frescos no conforto de suas casas.

Eugênio acredita que a evolução tecnológica da cozinha por lá deva ocorrer neste sentido, administrando com a ajuda da tecnologia tudo que existe fora da cozinha de um restaurante: os pedidos online, aplicativo, operações de entrega rápida. Para os cozinheiros, sobram as panelas e a certeza de que a cozinha ainda se faz de vida humana inteligente e, acima de tudo, de humanidade.

Entender muito sobre a organização e logística de uma cozinha foi a chave do sucesso na carreira de Eugênio e também pode ser da sua! Conheça nossos cursos Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja para finalmente transformar seu restaurante em um grande negócio. Quem sabe você também não pode um dia servir grandes personalidades e eventos pelo mundo? Para saber mais sobre os nossos cursos, clique AQUI.

1 comentário Adicione o seu

  1. Eugenio Mariotto, meu amigo de infancia. Voce eh uma pessoa admiravel. Vencer num pais estranho acontece, mas vc chegou no top, cozinhar para a Cara Branca nao eh p qquer um. Nessa entrevista nao foi dada direito a resposta da diferenca entre funcionarios daqui do Brasil e EUA. A resposta eh simples, profissionalismo. Nos EUA se vc for amador, como a maioria dos brasileiros, vc perde o emprego. Parabens Eugenio. Tenho muito orgulho de vc. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.