Entenda a diferença entre regime de caixa e regime de competência

ALÔ, FOOD NATION! Se você também é desses que se embanana todo com a parte contábil da gestão, esse vídeo é para você! Não que você precise se tornar um PRO PRO nisso, mas entender no mínimo o CONCEITO do que é CAIXA e COMPETÊNCIA é fundamental para você conseguir acompanhar e manter o pulso firme no seu negócio. BORA LÁ?

Competência: o fato gerador

Explicando de forma básica, competência é onde se trabalha os fatos geradores. Quando alguma conta entra, não necesseriamente o dinheiro vai cair ou sair do seu caixa no dia. Por exemplo, um cliente paga no crédito e você só receberá no mês seguinte. Esse valor é contabilizado no dia em que ocorre a negociação, ou, o fato gerador, mesmo que ele não entre no seu caixa no mesmo dia.

Caixa: mais próximo do seu dia a dia

O regime de caixa considera as negociações no momento em que há a transação financeira. Ou seja, será contabilizado no dia em que o valor da parcela do crédito, como no exemplo acima, entra na sua conta.

Um exemplo

Você vendeu 1.000 hoje no cartão de crédito e comprou hoje 500 de mercadoria a vista, no seu relatório de competência você teve um resultado positivo de 500 (Entrou 1000, mas saiu 500). No relatório de caixa, negativo de 500 (afinal, o 1000 ainda não entrou). Capicce?

Quer acompanhar outros conteúdos que irão adicionar ainda mais a sua jornada gastronômica? Entre no nosso canal do TELEGRAMTodos os dias tem conteúdos exclusivos e riquíssimos sobre gestão. Te vejo lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.