Empreendedor, como você usa o seu tempo?

Se você deseja empreender e ter sucesso, sugiro que existam duas formas de utilizar o seu tempo, que se torna cada vez mais precioso: pensando NO negócio ou pensando O negócio.  Complicou? Bem, a diferença dessas duas visões de mundo eu te explico agora. VEM COMIGO?

Pensar NO negócio

Pensar NO negócio é o primeiro passo para quem está mergulhando no mundo do empreendedorismo. No início é preciso estar de olho nas particularidades e questões internas do seu negócio: o cliente está reclamando, o fornecedor está atrasado, o funcionário faltou? Todas essas questões são pensadas quando pensamos NO negócio e são fundamentais para que ele comece com o pé direito, com 100% da sua presença ali, ao vivo e em cores. Mas, será que para por aí?

Pensar O negócio

Com o passar do tempo, depois que sua operação já funciona, é preciso iniciar um período de transição fundamental para sua empresa. Aos poucos é preciso deixar de pensar NO negócio para se pensar O negócio. A  ideia aqui é ter uma visão de cima para baixo do seu empreendimento como um todo, como uma espécie de helicóptero. Nesse momento, vale a pena tirar o pé do acelerador da sua atuação dentro daquele espaço e pensar não mais como empreendedor apenas, mas como empresário. Para isso também existem duas maneiras:

O negócio de dentro para fora

Que tal se afastar um pouco da operação para que você possa pensar as melhorias dos sistemas, processos, que já acontecem naturalmente no seu negócio? Isso é pensar de dentro para fora! Entenda quais são as necessidades e falhas, pontos fortes e fracos da sua equipe e melhore, sempre.

Uma ótima dica é, de fato, desenhar a sua operação: o que faz cada um? que lugar esta pessoa ocupa na cadeia do seu negócio? Crie um quadro de responsabilidades, escreva essa visão e missão, crie metas incentivadoras. Essa é a melhor forma de pensar O negócio para uma melhoria contínua.

O negócio de fora para dentro

Você já pensou NO seu negócio, já pensou O negócio de DENTRO para fora. Chegou a hora de dar o terceiro e último passo para se tornar um empresário PRO PRO. Que tal pensar seu negócio de fora para dentro?

Para isso é preciso parar de ver o seu negócio como uma única empresa e vislumbrar novas oportunidades para gerar mais dinheiro de outras formas. Pense em múltiplas operações que sejam complementares, expansão, novos produtos – tudo que possa fazer sentido. Essas ideias costumam surgir além dos muros do seu escritório, em cursos, palestras, viagens – o empresário de sucesso tem os olhos abertos para o mundo.

O grande desafio para você a partir de hoje, empreendedor? Equilibrar seu tempo nessas três formas de pensar o negócio. Pratique, a partir de hoje,  uma visão 360º de tudo aquilo que existe e ainda está por vir para a sua empresa. Quero ver só, ein?

Gostou do nosso conteúdo? Então conheça também os cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.