Vale a pena ter dois tipos de culinária no mesmo restaurante?

ALÔ, VOCÊ! Mais uma semana, graças a Deus! Hoje eu vou responder a dúvida de uma BIC que pode ser a sua também! Ela questionou se a junção de dois produtos (por exemplo, churrasco e pizza) no mesmo restaurante seria um bom negócio. Isso não é tão simples de responder pois recai sobre três coisas: conceito, análise de mercado e capacidade de produção. BORA LÁ?!

Para pensar se vale a pena, é importante pensar nas perguntas: é almoço ou jantar? O mercado é competitivo ou não? Você possui capacidade para fazer tudo sem perder a qualidade? Para responder isso. vamos por partes!

CONCEITO

Como sempre falo no canal, o primeiro conceito a ser definido é o tipo de comida. O que será servido também será a cara do seu negócio e uma forma de venda. Quando você pensa em misturar dois tipos de comida, é importante saber que o resultado pode variar de acordo com o período.

No jantar, quando geralmente as pessoas se locomovem ao local, elas esperam que seu negócio tenha uma cara bem definida. Elas escolhem de acordo com o que elas tem fome, então talvez algo muito genérico não agrade . Já no almoço ou um local de refeição por conveniência, elas já estão por ali e ás vezes em grupos, cada um tem uma vontade, logo, a opção de servir vários tipos de comida pode ser interessante para satisfazer esses diversos públicos.

ANÁLISE DE MERCADO

Também é preciso saber qual é seu mercado. Se você está numa cidade grande, competitiva, é importante seu negócio ter uma cara, um conceito elaborado e diferenciado. Já num mercado menos competitivo, talvez seja interessante essa mistura pois localmente não existem muitas opções e, assim, elas tem mais escolha dentro do estabelecimento.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Outra coisa a ser levada em conta é se você possui a capacidade de produzir tudo sem perder a qualidade de seus produtos e atendimento. Se analisar todos os fatores, decidir misturar conceitos e seu negócio der conta, bola pra frente! Mas, caso ao fazer isso você irá perder a qualidade dos produtos que já fazem suas vendas, pode ser um tiro no pé.

No mais, é sempre bom fazer pesquisas. Estudar as pessoas do mercado, saber do que elas gostam e do que elas sentem falta. Vai ser um bom norte para o seu negócio. Caso queira se aprofundar em gestão gastronômica, confira nossos CURSOS E MATERIAIS. Até semana que vem!

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