4º passo: Degustação de um novo cardápio

Pronto para dar mais um passo em busca de um menu mais lucrativo? Até agora na nossa trilha de 7 passos você já aprendeu a analisar de forma assertiva onde estão os “erros” que fazem você perder dinheiro todos os dias, já aprendeu a escolher novos pratos para substituir estes danadinhos e também já sabe tudo sobre a importância dos testes na formulação de novas receitas. Chega de enrolação: chegou a hora de PROVAR o quanto essas novas receitas vão agradar, de fato, o gosto do freguês. Quer aprender como organizar uma degustação de alto nível para seu cardápio? Então, VEM COMIGO:

Traga gente nova

Sua equipe de cozinha é certamente qualificada e competente. Entretanto, será que eles representam mesmo o gosto do seu público? Para degustação do seu novo cardápio traga gente de fora do dia-a-dia do restaurante e que representem bem o público que irá consumir os seus produtos. O grupo deve ser pequeno, de 4 ou 5 pessoas, mas deve representar uma fatia legítima da sua clientela, ok? (mesmo perfil econômico, social e educacional) Por estarem vendo de fora eles terão uma ideia mais clara de onde estão os erros e acertos de cada prato e suas opiniões serão mais construtivas do que a de qualquer outra parte que queira avaliar o seu menu. Desafie-se!

Documente a degustação

Muita gente ainda vê o dia da degustação como um dia de festinha – nada disso! É claro que o ambiente pode e dever ser mais descontraído e recheado de sabores, mas é preciso ressaltar o seu propósito. Deixe claro o objetivo desta atividade desde o princípio e distribua formulários de avaliação para todos os envolvidos. É preciso registrar e dar notas para apresentação, sabor, tamanho ou até qualidade do acompanhamento de cada prato. Seja criativo e procure analisar aquilo que mais conta para o seu tipo de negócio. Não vá se perder no caminho, ein?

Mostre o preço

A degustação é a hora da verdade sem censuras e uma das qualidades mais importantes de um prato é sim o PREÇO. Seu prato pode ter uma apresentação digna de um prêmio e o sabor ser indescritível, mas será que o seu cliente estará disposto a pagar por isso? Essa é uma questão importantíssima quando se decide mudar um menu. Um prato é avaliado pelo seu conjunto diate do cardápio e o cliente fará sempre a avaliação como um todo. A faixa de preço do seu cardápio precisa fazer sentido. Atenção!

Anote as alterações

Ao final da degustação é preciso reunir todas as dicas e sugestões em um único espaço. Assim, você mesmo poderá avaliar aqui que faz ou não sentido para o seu novo menu e para o seu restaurante. Não precisa mudar tudo que foi pontuado, mas é hora de fazer a sua lição de casa. Será que o tamanho do seu prato tá legal? A apresentação agradou? Será que com outro acompanhamento este prato ficaria melhor? A quantidade de sal e pimenta foi adequada? Avalie tudo!

Degustação final

Fez a lição de casa? Mudou o que tinha que ser mudado? Bem, chegou a hora da degustação FINAL! Reúna o mesmo grupo de pessoas e faça uma nova avaliação. O esquema é o mesmo tá? Formulários, notas e gente que represente de fato a sua clientela. Todos concordam que as mudanças foram para melhor e que seu novo cardápio está de arrasar? Pode comemorar, você está muito perto de tornar seu cardápio em uma máquina de vendas.

Foto oficial

Tem um amigo que manja de fotografia? Você tem uma câmera ou celular que seja capaz de tirar fotos em alta qualidade? Chegou a hora de abusar da tecnologia e clicar seus pratos novos. A foto será utilizada para o registro na ficha técnica e assim sua apresentação poderá ser reproduzida todos os dias, sem erros. Não preciso nem te falar mais sobre a importância de uma ficha técnica, né? Ela é a primeira coisa que você deve se preocupar na hora de criar um novo prato e você pode adquirir a sua clicando aqui.

Curtiu as dicas? Bem, este foi o QUARTO passo para transformar o seu cardápio em um Menu Lucrativo. Eu sei que você já tentou muitas coisas. O que te mostro aqui é uma maneira simples de você usar a matemática a seu favor em 7 passos simples! Fique ligado no próximo passo na semana que vem, ok?Aproveite e conheça também os outros cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.