Cruzeiro da Disney – mesmo que seja somente pela qualidade dos serviços

DSC00246

Para comecar, diria que a experiencia real é muito melhor do que a esperada antes da viagem.

Esperava filas em todas as refeições, criancas me atropelando para se atracar com as batatas fritas, gordos e gordas felizes misturando purê e chantilly no mesmo prato.

Ok, na verdade temos um pouco de tudo isso, mas a outra verdade é que estamos em uma estrutura Disney, e isto quer dizer que:

A) Os funcionários sao treinados para superar nossas expectativas em todos os momentos, para tentar resolver todos os problemas, sempre com um sorriso na cara e B) Voce jamais vai se intoxicar com um camarão ou um marisco estragado.

Eu desconfio que estamos tão acostumados com uma prestação de serviço “meia-boca” que quando nos deparamos simplesmente com uma “promessa cumprida”, ficamos chocados, no bom sentido.

Ficamos chocados quando não encontramos nenhum, repito, nenhum banheiro sujo em todo o navio. A ponto de chegar um momento em que parei de cobrir o assento com papel higiênico a cada vez que ja ao banheiro, de tão limpo que estava.

Nao existe miséria. Tudo que é oferecido vem em fartura. Eles se propõem a oferecer lanches na piscina o tempo todo. É parte da promessa. Mas nao é que voce pede uma porção de fritas e eles vao fazer, vai ficar pronta em 5 minutos. Não é isso. As fritas estão prontas, quentes e crocantes o tempo todo. Eles simplesmente te servem na hora, sem fila, um pratão cheio delas. E todo mundo esta comendo as malditas fritas. Em todas as mesas. E isso nao é só com as fritas. É a mesma coisa com os sanduiches. Tem os tradicionais, hot dog, burger, que sao os que mais saem, mas tem tambem salsicha de vitela, pão 7 grãos com mortadela, mussarella e pesto, além de um monte de outras coisas, prontinhas, com o queijo derretido e o pão crocante, ali, te esperando.

Veja, estamos falando de quase 2 mil pessoas no navio. Que comem o dia inteiro! A organização destes caras é incrível! Voce não ve um guardanapo voando, uma bandeja que fica suja por mais de 5 minutos na mesa.

Nosso garçon do jantar, que foi o mesmo o tempo todo, apesar de irmos mudando de restaurante a cada dia, ia aprendendo nossos desejos a cada dia e assimilando ao serviço nos dias seguintes. Um dia eu pedi azeite de oliva para comer com o pãozinho. Nos dias seguintes lá estava o azeite de oliva na nossa mesa, e só na nossa. Limão no copo da cerveja? Só meu copo, please. Nos outros dias, só no meu copo tinha o limãozinho.

E a qualidade da comida? É impressionante. Eles não erram. Nunca. Sopa de cebola? É a clássica, francesa, com a torrada mergulhada e o gruyere gratinado. Peito de peru é o peito mesmo do animal e não um embutido como vemos em todos os lugares. Camarões? Fartos, grandes, diários, cozidos a perfeicao. É tudo assim.

Todo mundo que trabalha com serviços deveria fazer um cruzeiro da Disney. Mesmo que nao tenha nenhum interesse no Mickey ou no Pateta. Somente para aprender como se cumpre uma promessa. Como surpreender o cliente em todos os momentos. Como entregar aquilo que está escrito sem nenhuma concessão, sem delongas, sem erro, sem cara feia.

Aprender como manter uma estrutura sem nenhuma lâmpada faltando, nenhuma maçaneta de porta solta, nenhuma toalha de piscina desgastada pelo uso.

E não é que o preço cobrado é mais alto. Não, longe disso. O preço é igual, se comparado a outros cruzeiros. Mas a qualidade é tão superior que a impressão final que temos é de que é muito barato. Se comparado a prestadores de serviço brasileiros, então, com os preços que são cobrados e o que temos em troca em termos de serviço, ficamos com a nítida impressão de que estamos sendo assaltados todos os dias. É uma comparação triste. Infelizmente nunca conseguiremos chegar neste patamar. Mas fico contente só de saber que existe esta referencia, que está ai para que todos nós, que trabalhamos com serviço, possamos ter a esperança de uma experiência próxima à da Disney para nossos clientes, em nossas operações.

1 comentário Adicione o seu

  1. Bianca disse:

    Show Politi!! Já havia lido várias recomendações para este Cruzeiro, mas do seu ponto de vista ficou muito, mas muito mais atraente!! Terei que fazer!! Bjo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.