O quê é o CONCEITO de um restaurante?

ALÔ, VOCÊ! Muitos me perguntam o que significa exatamente quando falo de conceito. Ao contrário do que se pode pensar, conceito não é algo abstrato e “diferentão”. Na verdade, é muito mais SIMPLES do que você imagina e também muito importante na hora de pensar seu negócio. No vídeo de hoje vou falar sobre isso e, de quebra, mostrar algumas referências de restaurantes que visitei em São Paulo. VAMOS JUNTOS?

Conceito, de maneira mais simples, é aquilo que um cliente que frequenta seu restaurante consegue verbalizar em apenas uma frase. É o que ele vai contar da experiência que teve em seu restaurante. Por exemplo: “é um restaurante em que você come vegetais como petiscos, igual a um bar, só que de vegetais”. Em uma frase, a pessoa disse sobre a experiência dela e sobre o conceito do seu negócio.

O conceito pode ser baseado em muitas coisas, como: localização, distribuição espacial, tipos de comida, histórico do dono e etc. É aquilo que chama a atenção do cliente. No vídeo, comento sobre dois restaurantes: o Teva, restaurante de vegetais e o Quintal deBetti. Um é vegano e o outro é uma churrascaria. Embora opostos no tipo de comida, ambos se baseiam no histórico de vida de seus donos.

No Teva, o dono passou por uma transformação e decidiu tornar-se vegano. Ao abrir seu negócio, quis fugir do tradicional das comidas veganas e vegetarianas e optou por fazer um preparo diferenciado, servindo os vegetais separadamente para que se tenha uma experiência similar a de um bar. Já no Quintal deBetti, a família possuía um açougue e enxergou, num espaço grande e vazio ao lado, a oportunidade de abrir um restaurante de churrasco que cabe mais de 500 pessoas.

No fim, não é tão complicado assim, não é? E você, conhece algum restaurante que tenha te chamado atenção por conta de um conceito diferente?

Não deixe de acompanhar o Na Cozinha do Politi! Toda semana tem conteúdos interessantes pra você que deseja pensar no seu negócio. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.