Como motivar seu time de garçons| Politi Responde

Motivar a sua equipe pode nem sempre ser uma tarefa tão simples. Para isso, é preciso encontrar estímulos que se encaixem com o formato do seu negócio para que todos possam ser recompensados de forma adequada, mas sem comprometer o caixa do seu restaurante.  Na série “Politi Responde” eu seleciono as principais dúvidas de alunos que foram enviadas através das nossas redes sociais e respondo em um post aqui no blog.  A pergunta escolhida dessa semana foi: “Como motivar garçons que não recebem os 10%?”. Tá difícil responder? Então, VEM COMIGO!

No Brasil é comum que os estabelecimentos que oferecem o serviço de garçons incluam, diretamente na conta do cliente, a taxa de 10% sobre o valor do consumo – que será repassada aos seus funcionários como gorjeta pela venda executada. Essa foi uma forma encontrada para legitimar o garçom com um vendedor de um restaurante, dando um estímulo para que ele sempre ofereça aos seus clientes um ótimo serviço e cada vez mais produtos, CLARO!

Entretanto, alguns restaurantes podem optar por outras formas de remuneração e aí o bicho pega: como motivar minha equipe sem os tão falados 10%? A resposta é simples: assim como qualquer empresa que não oferece remuneração comissionada para seus funcionários. Você vai precisar oferecer outras vantagens ao seu time como:

Treinamentos constantes

Principalmente a geração mais jovem, que está entrando agora no mercado de trabalho, tende a não buscar em um emprego apenas dinheiro. É claro que a remuneração precisa ser justa, mas os mais novos também dão muito valor ao aprendizado ao longo de sua trajetória profissional. Então por que não oferecer isso aos seus pupilos? Ofereça treinamentos, cursos e certificados que demonstrem a sua preocupação com a evolução profissional dos seus funcionários. É fácil terceirizar este tipo de serviço ou você mesmo, gerente ou proprietário, pode ministrar alguns desses conteúdos.

Ambiente de Trabalho

Um ambiente de trabalho agradável é super importante para reter talentos e estimular seu funcionário a vestir a camisa da empresa. Que tal descer do patamar de CHEFÃO para se tornar AMIGO dos seus funcionários? É claro que não se deve misturar relações profissionais e pessoais, mas isso não te impede de ser um ótimo parceiro da sua própria equipe.Torne-se a referência de equilíbrio do seu ambiente de trabalho, entenda que por trás do profissional existe um ser humano que possui família, amigos, gostos e objetivos próprios. Ao se mostrar preocupado com a qualidade de vida do seu funcionário, ele com certeza vai valorizar MUITO MAIS a sua empresa.

Bônus de final de ano

Ao invés de dividir o bônus de forma uniforme entre todos os seus funcionários, por que não recompensar os melhores de forma proporcional? Crie um sistema de avaliação interna e incentive seus funcionários a se tornarem melhores todos os dias. Escolha quais são os critérios que são mais importantes para o seu restaurante: simpatia no atendimento, agilidade, volume de vendas? A partir desses valores, crie gráficos e avalie seu time diariamente. Esse pode ser uma ótima abordagem para manter o seu garçom  na equipe por mais tempo e com bons resultados.

Considere o mercado da sua região

Não adianta nada oferecer treinamentos, um bom ambiente de trabalho e até bônus por desempenho se o salário que você está oferecendo para o seu garçom está muito abaixo do mercado na sua região. Se a média salarial ao arredores do seu restaurante é de R$ 3000,00, entre fixo + gorjeta e você só está oferecendo  R$1500,00 (fixo), SE LIGA! Há uma grande chance de você perder o seu bom garçom para a concorrência aos arredores. Será que não vale a pena dar um upgrade no salário de quem realmente veste a camisa do seu time? Pense GRANDE!

Gostou das dicas sobre como motivar o seu time de garçons? Então você vai gostar ainda mais de conhecer os nossos cursos Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja.  Eles vão te ajudar de forma definitiva a treinar a sua equipe e também a tornar o seu cardápio ainda mais lucrativo. Te espero, ein? Forte abraço!

 

1 comentário Adicione o seu

  1. monografis disse:

    Excelente site. Adorei todo o conteudo. Continue sempre assim. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.