Como Funciona um Restaurante: o que você PRECISA Saber ANTES de Montar o seu NEGÓCIO

ALÔ, VOCÊ! Hoje o assunto é importantíssimo! Quando eu digo que o planejamento do seu cardápio é a parte mais importante, é porque é ele quem vai ser o guia e o fim de toda a engrenagem do seu negócio. Para entender como funciona um restaurante, é preciso entendê-lo como um SISTEMA. Sabendo disso, você vai ver como as atividades do seu negócio irão girar com efetividade! BORA LÁ?

Semana passada eu comentei sobre a importância de elencar e classificar as suas receitas desde o início da sua jornada gastronômica, pois você irá precisar delas durante toda a sua vida. Um desses grandes momentos é o momento de criação do seu negócio.

Cada característica estratégica, como o conceito, as necessidades do consumidor e os concorrentes dependem de qual será o menu. Ao definir o menu, você definirá o conceito (como o menu vai ser apresentado), qual será as necessidades do seu cliente (quem é ele, qual o preço que ele está disposto a pagar, como ele vai chegar no seu estabelecimento, dentre outras coisas) e também você saberá qual é o seu mercado e seus concorrentes, informação importantíssima para saber quais são as oportunidades disponíveis para você.

Além disso, você define os equipamentos necessários para a sua cozinha e o planejamento da sua produção baseado no seu menu. Se muitos pratos utilizam forno, é ideal investir num forno potente, por exemplo. O design e a arquitetura também são definidos através do seu conceito e, consequentemente, do menu. Criar um ambiente que dialoga com o que será servido é essencial para criar uma experiência para o cliente, além de oferecer um serviço que também esteja conectado ao conceito.

Todo o seu negócio depende do seu menu, então, capriche!

Como você pode ver, todos os fatores presentes na concepção do seu negócio estão concentrados no primeiro passo: a criação do cardápio. Pode ser redundante, mas planejar isso é deixar todas as peças encaixadas e consequentemente, com mais agilidade para deixar essa engrenagem girando. Quanto mais planejado, menos chances de surgir grandes imprevistos trágicos, então, não hesite em investir um bom tempo nessa fase.

Se você deseja se aprofundar ainda mais na arte de criar um cardápio, conheça o curso Menu Lucrativo! Ele te dará as bases necessárias para enxergar a matemática da sua comida e, assim, ter um cardápio mais eficaz e lucrativo para o seu negócio. Continue acompanhando o Na Cozinha do Politi! Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.