Como fazer um Plano de Negócio em 4 passos simples!

Muita gente me chama para um cafezinho para pedir a minha opinião sobre novos negócios na área de gastronomia. Mas antes de aceitar eu sempre faço seguinte pergunta: você tem uma ideia ou uma ideia estruturada? Para se discutir um investimento de forma PRO é preciso ter desenvolvido um plano de negócios inicial, que eu gosto de chamar de One Page Business Plan.

Em um pedaço de papel, de forma bem simples, desenho uma cruz que irá dividir quatro quadrantes a serem preenchidos.  No primeiro, é preciso colocar os números; no segundo, as pessoas; no terceiro, o mercado e no quarto quadrante, o produto. Para cada um desses tópicos é preciso responder algumas questões. Quer entender como isso funciona? Vem comigo que eu explico tudo aqui:

Pessoas

Quem vai participar deste projeto? Antes de pensar em qualquer coisa, é preciso pensar em quem é você dentro desse projeto e quais serão as pessoas que irão compor o seu time. Você é chef de cozinha ou ainda precisa conhecer a pessoa certa  para a função? Quem vai se dedicar ao setor administrativo do seu restaurante? Para o serviço, você tem experiência no treinamento para o atendimento ou já pretende contratar profissionais experientes?  Sem essas informações vai ser IMPOSSÍVEL executar o seu plano. Não basta sonhar, é preciso viabilizar a operação através de pessoas.

Números

Você tem algum número para me apresentar? O segundo passo a ser dado é criar cenários e estimativas para o seu empreendimento: quanto você pretende investir? Quantas pessoas você poderá atender por dia? Quais serão suas despesas fixas e variáveis? Se ao final desta conta os números batem e você consegue visualizar um resultado positivo, há grandes chances do seu negócio estar no caminho certo. Ao fazer este dever de casa você consegue criar previsões de retorno do seu investimento: ou seja, quanto tempo você precisará trabalhar para recuperar o dinheiro investido e começar a ter LUCRO.

Mercado

Você conhece o mercado no qual pretende atuar? O terceiro passo para executar um plano de negócios bem sucedido é elencar as informações sobre o segmento que você planeja atuar. Quanto ele cresce por ano? Qual o faturamento médio do setor? Quem são e como se posicionam os seus concorrentes?  – tudo isso tem que estar na ponta da língua, brother! São esses dados vão te ajudar a ter uma visão mais detalhada do território que você planeja investir e vão evitar que você tenha surpresas desagradáveis no meio do caminho. Agora, se você já se familiarizou com o mercado, escolheu a vertente que planeja atuar e está seguro de todas essas informações, parabéns! Você está QUAAASE lá!

Produto

Se você já sabe quem são as pessoas que vão trabalhar no seu negócio, quais são os números para o seu investimento e também já sabe todos os detalhes do mercado em que irá atuar, chegou a hora de falar sobre o seu produto. O que você deseja vender e qual o diferencial deste produto? Ele é mais saboroso, menos calórico ou mais barato que os demais? É preciso determinar de forma assertiva como o seu produto pode se destacar do restante do mercado. Assim fica muito mais fácil para se posicionar e criar uma reputação. Pronto! Se você chegou até aqui com o seu plano de negócios, você com certeza tem grandes chances de ter sucesso como empresário e empreendedor gastronômico

Não basta sonhar, é preciso planejamento antes de investir em qualquer negócio! Ao equilibrar estes quatro pontos do seu plano de negócios, seu One Page Business Plan, você garante que a sua ideia está estruturada em bases sólidas e que você estará muito mais preparado para iniciar uma jornada de sucesso com o seu restaurante.

É claro que depois de muito estudar e planejar, é preciso, de fato, dar os próximos passos rumo ao sucesso. Você sabe como criar um menu lucrativo ou então como treinar o seu time de garçons para um serviço diferenciado? Calma, eu te ajudo! Conheça os cursos  Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja – eles vão te ajudar, e muito, a transformar o seu sonho em realidade e eu estou super ansioso para te ajudar a colocar tudo isso em prática. Te espero, ein? Forte abraço!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.