Como fazer a gestão inteligente de um restaurante?

Quem aí já pensou em ter um negócio gastronômico? Seja um café, bar ou restaurante, não importa! Pelo menos uma vez na vida eu tenho certeza que essa ideia já passou pela sua cabeça. O motivo? É muito fácil associar o empreendimento gastronômico a momentos saborosos de lazer. Além disso, para investir em um restaurante não há pré-requisitos, como para se exercer a medicina ou a advocacia. Basta ter um capital e por a mão na massa, certo? ERRADO! Vem comigo falar sobre empreendedorismo inteligente para restaurantes?

O segredo do sucesso

Para ser dono de um negócio gastronômico de sucesso é preciso se preparar, mesmo que não seja através de uma instituição formal. É preciso buscar informações no mercado para não se tornar uma simples estatística de negócios fechados antes do seu primeiro ano de funcionamento. A boa notícia é que esse preparo pode não ser tão complicado quanto parece e se este é o seu sonho, hoje embarco contigo nessa jornada.

Experiência atemporal

Uma das melhores partes de se ter um restaurante, é poder respirar com tranquilidade quando falamos de revolução digital. Vender gastronomia é vender experiencia, produto que traz em sua essência o mais alto valor agregado. Outro ponto, é a contínua migração as populações para grandes centros, com cada vez menos tempo, em casas e apartamentos cada vez menores. Ou seja, no conjunto da obra, tudo se torna um bom motivo para comer em um restaurante.

Empreendedorismo inteligente

Para empreender em gastronomia de forma inteligente é preciso estar atento a quatro elementos fundamentais. Os dois primeiros representam o marketing e os dois segundos, a operação do seu negócio:

1) Defina seu público

Suas chances de sucesso se multiplicam quando você conhece bem o seu mercado. Faça uma boa análise de quem é o seu público alvo e quais são suas necessidades e desejos. A partir deste ponto, você poderá elaborar todas as outras estratégias. Faça pesquisas assertivas e registre em números estes dados.

2) Conceito marketing

Agora que você já conhece seu público, é preciso mostrar seu diferencial. Crie um conceito e responda de forma clara a razão de sua existência e em quais pontos você se destaca da concorrência. Preço, qualidade, ambiente, sabor? Descubra a sua identidade.

3) Consistência na entrega

Se o que você vende é experiência, evite surpresas desagradáveis para seus clientes. Tenha consistência na entrega de uma boa comida sempre, com o mesmo formato e padrão de qualidade.Para o serviço, alegria e atenção são as características fundamentais e que SEMPRE farão a diferença.

4) Tenha controle da operação

Os números não mentem, tenha-os sempre em mãos. Escalas de horário, fichas técnica, gráficos de desempenho, DRE, tudo deve estar sempre bem acessível para que você execute uma boa gestão. Para a parte financeira, não se esqueça de criar um Business Plan matador para seguir, antes de investir o seu dinheiro.

Bem, se você gostou dessas dicas simples, é possível que você se interesse também pelos cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço

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