Aumente seu lucro | Como criar processos

Se você quer ter sucesso no mundo dos negócios, não tem outro jeito, é preciso se ORGANIZAR! Uma das formas mais eficientes para que isso aconteça é através da criação de PROCESSOS para a FORMATAÇÃO da sua empresa, seja qual for o seu empreendimento. Tá difícil? Vem comigo que eu expliquei tudo aqui:

Para cada ação é criada uma espécie de passo-a-passo, ou seja, um processo que deve ser seguido SEMPRE.  Desta forma nada é esquecido, você diminui a margem de erros e desenvolve uma verdadeira metologia para sua operação, garantindo a qualidade a longo prazo de tudo aquilo que você teve MUITO trabalho para colocar em prática. No caso de um novo funcionário, por exemplo, toda a informação poderá ser apresentada de forma organizada e clara. Isso vale para TODAS as tarefas do seu negócio, das mais simples às mais complexas. Olha só este exemplo do processo de criação de uma nova receita:

1º  PASSO: desenvolver a receita

Esta etapa deve ser dividida em duas fases: a fase de PESQUISA e a fase de TESTE. Na primeira, use e abuse da internet e busque o que outros chefs têm desenvolvido e trazido de NOVO para o mercado. Faça anotações, procure boas referências e selecione aquilo que de fato combina com o seu restaurante. Já para a segunda fase, inicie os os testes em quantidades menores para evitar o desperdício de alimentos. Organize muito bem o seu MISE EN PLACE para que não falte nenhum ingrediente de última hora.

2º PASSO: avaliação de um especialista

Convide um bom profissional da área para avaliar sua nova receita – ele poderá criticar e elogiar seu prato de forma mais assertiva. Diante das sugestões de um outro profissional, fica mais fácil encontrar boas soluções para sua mais nova criação se tornar UM SUCESSO.

3º PASSO: ficha-técnica

Se você possui um restaurante e ainda não utiliza uma ficha-técnica, pode ter certeza que você está PERDENDO DINHEIRO, todos os dias! A ficha-técnica é o método mais utilizado no mundo todo para padronização de restaurantes é com certeza é a melhor forma de registrar a sua receita. Nesta planilha são descritos todos os ingredientes, as quantidades exatas e o custo de cada um deles, unitário e também da porção. Nela também são inseridos os custos com embalagens e apresentação, por exemplo. Assim se torna fácil reproduzir a receita sem nenhum erro! Ah, também é importante incluir uma foto da apresentação do prato para que ela seja SEMPRE a mesma.

4º PASSO: preço ideal

Através da ficha técnica fica BEM mais FÁCIL calcular o preço ideal de cada prato, não é mesmo? Considere agora também os seus custos fixos e variáveis. Os fixos são as contas que você não poderá fugir, todo mês elas precisam ser pagas:  aluguel, material de limpeza e salários de funcionários. Já os custos variáveis, como o próprio nome diz, são aquelas que vão flutuar de acordo com o fluxo do seu negócio. Coloque tudo no papel, utilize planilhas para visualizar o seu negócio como um todo. Agora é só calcular o valor que deve ser incorporado ao custo de cada prato junto à sua margem de LUCRO. A conta precisa fechar para garantir a saúde do seu negócio.

5º PASSO: integração ao menu

Para inserir um novo prato no seu cardápio é preciso levar em consideração todos os aspectos da comunicação do seu menu: design, marketing e publicidade. A apresentação deve despertar o interesse e principalmente a FOME de quem estiver escolhendo um prato. Afinal de contas, do que adianta cada um destes passos se o seu cliente não souber o que está disponível de forma clara, agradável e objetiva? As etapas de um PROCESSO só funcionam quando executas de maneira INTEGRADA, garantindo o êxito de quem cumprir cada um de seus itens.

Viu só como é possível criar um processo para cada ação da sua empresa? Ah, e para garantir que todas essas informações se perpetuem e façam parte da rotina da sua equipe, é  preciso documentar de maneira formal cada processo: nova receita, fechamento de caixa, mise en place, pré-turno, TODOS devem ser organizados em planilhas ou check-lists! Esta também é uma forma para que ao longo do tempo os sejam aprimorados e, se preciso, mudem para processos mais sofisticados, como uma forma de melhoria contínua.

Pronto para aplicar este método de organização no seu negócio? Para se aprofundar ainda mais na gestão dos seus negócios e se tornar um verdadeiro PRO no assunto, conheça os nossos cursos Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja A trajetória pode ser longa, mas o RESULTADO chega para os que tem a coragem de OUSAR.  Te espero, ok? Forte abraço e até a semana que vem!

 

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