Como CONTRATAR as pessoas CERTAS para o seu negócio

ALÔ, VOCÊ, MEU BROTHER-IRMÃO-CAMARADA-FÃ do Na Cozinha do Politi! Todo mundo bem sabe que, se tratando de uma empresa ou um negócio gastronômico, lidar com pessoas ás vezes pode ser mais difícil do que lidar com números. Uma das coisas mais importantes na gestão é a CONTRATAÇÃO da sua equipe. Muita gente me pergunta como encontrar pessoas qualificadas para o seu negócio e é sobre isso o vídeo de hoje! BORA LÁ?

O processo de contratação geralmente depende de muito tempo e dedicação do responsável e, por conta disso, muitas vezes não é bem executado. Envolve, além da busca de pessoas, triagem, entrevistas, a parte de ambientação e adaptação da nova pessoa. E que, por vezes, pode sair logo após contratada ou, ainda, pode não ser tão boa como você pensava. Por isso, quanto melhor estabelecido o seu desenho de contratação, mais chances de você acertar na escolha do seu candidato. Para isso, dou duas dicas: ENCONTRE PESSOAS QUALIFICADAS e VENDA A SUA VAGA!

1. Como encontrar pessoas qualificadas

Como sempre falo no canal, ter o PROCESSO das coisas é fundamental para uma boa gestão. Desenhar o processo de contratação e fazer com que ele seja sempre seguido no seu estabelecimento é o primeiro passo para encontrar pessoas qualificadas para sua vaga.

PERFIL E HABILIDADES

Antes de começar a procura, você precisa ter clareza no perfil e nas habilidades que você deseja para preencher a sua vaga. Aqui você coloca também se você consegue encontrar alguém que possa ser treinado ou se você precisa de alguém que já tenha experiência para a vaga. Isso vai influenciar no que você procura e na maneira que você vai testar os candidatos selecionados mais pra frente.

A PROCURA

A contratação de pessoas boas é um funil. Nunca é indicado que você tenha só um candidato, você precisa ter opções para conseguir saber o que é melhor para o seu negócio. Além de, caso a pessoa contratada desista, você possa chamar outra pessoa que também chegou ao final do seu processo de seleção. Uma dica que dou é, antes de colocar a vaga em agências de emprego, Linkedin (rede social profissional), pedir indicação interna de seus funcionários. Eles não vão te indicar pessoas que eles não confiam.

ANÁLISE DE CURRÍCULOS

Aqui você começa a selecionar os perfis que mais se encaixam na sua vaga. Os que não se encaixam, já mande uma resposta e prossiga com os que você gostou. Depois disso, um passo que acho importante é a entrevista por telefone. Primeiro, você otimiza o seu tempo e o da pessoa, que não precisa se deslocar até o local. Segundo, você já consegue saber um pouco mais sobre ela. Nessa hora é interessante pegar referências de empregos anteriores do candidato e depois ligar para essas referências. Pode ajudar muito no seu processo de seleção.

ENTREVISTA E TESTES

A terceira etapa é a entrevista presencial. Aqui é o clássico que todo mundo sabe, mas você pode estudar maneiras de conseguir fazer uma entrevista mais produtiva. Em seguida, eu sempre gosto de fazer uma etapa de teste. Seja em dias ociosos do seu negócio, seja com simulação (dependendo da vaga), testes de redação ou freelas. É importante para saber como o candidato coloca a mão na massa e se ele possui, de fato, as habilidades que você definiu lá atrás, no seu desenho de contratação!

2. Venda a sua vaga!

Um bom candidato costuma estar envolvido em outros processos de seleção. Por isso, você precisa mostrar porque é legal trabalhar para a sua empresa. Mostre os valores, a estrutura, apresente a empresa para a pessoa se encantar. Dessa forma, ela começa a se ver dentro do seu negócio e a valorizar a vaga, ficando com menos tendência de ir para outro lugar caso seja chamada.

Esse é um momento complicado, mas dando atenção a todos esses passos durante o seu processo de contratação, tenho certeza que pode diminuir bastante a taxa de rotatividade da sua equipe!

Não deixe de conferir os CURSOS E MATERIAIS do Na Cozinha do Politi! Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.