A coisa mais IMPORTANTE que um GERENTE de restaurante deve fazer

ALÔ, MEU BIC! O assunto de hoje é um tesouro pra você que quer melhorar a operação do seu restaurante ou a sua performance como gerente. É algo fundamental e que pouquíssimos lugares se preocupam em fazer de maneira efetiva, que é: CONVERSAR COM O CLIENTE.

É muito comum ir num restaurante e alguém passar perguntando “E aí, tudo certo?” e depois sair fora. Por mais que haja um interesse em acompanhar a experiência do cliente, muitas vezes essas perguntas são muito assertivas e não dão margem para o seu cliente realmente te contar como foi a experiência dele. E saber sobre ela é a melhor coisa que você pode ter para melhorar o seu negócio.

Escute o seu cliente

Ás vezes você acha que seu negócio vai indo bem, contas em dia, mas nem sempre isso se reflete na experiência do consumidor. É preciso sempre lembrar que ele é seu foco no trabalho e também é quem tem as respostas para que você saiba o que funciona, o que não funciona e, assim, saber onde você deve mexer para melhorar a operação do seu restaurante. Quem faz esse papel é o gerente. Por mais que os garçons estão em contato direto com os clientes, eles estão muito envolvidos na experiência do atendimento e, por isso, é preciso de alguém treinado e um pouco mais de fora para fazer essa ponte.

Faça o cliente pensar

Ao invés de perguntar “Tudo bem?”, pergunte “O que podemos fazer para melhorar sua experiência?” ou “Esse prato superou suas expectativas?”. Perguntas que vão fazer ele pensar e elaborar uma resposta mais completa. CONVERSE! ESCUTE! Seja amigo do seu cliente. É só sabendo o que está errado, o que poderia ser melhor, que sua operação consegue crescer. É algo simples de ser feito, mas que passa batido na maioria dos restaurantes. Afinal, quantos restaurantes que você já comeu pediram sua verdadeira opinião?

Agora que você já sabe o que precisa fazer para melhorar sua operação gastronômica, está na hora de botar em prática e se aprofundar nos estudos! Se você também está interessado em saber mais sobre o universo da gestão gastronômica, te convido a conhecer os nossos cursos e materiais. Tamo junto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.