CMV Rotativo | A maneira mais fácil de controlar o seu negócio

ALÔ, VOCÊ! Está sem tempo para contar e controlar o seu estoque, não sabendo o que está acontecendo com seu dinheiro? Vem comigo que hoje te dou a dica de ouro! O CMV Rotativo contraria quase tudo o que digo sobre controle de estoque, mas é a maneira mais fácil de controlar o seu negócio. BORA LÁ?

A fórmula

Diferente da fórmula tradicional (Estoque Inicial + Compras – Estoque Final = CMV), essa é bem simples e parece até boba, mas vou te dar a dica de ouro pra deixar ela ainda mais funcional. É o seguinte:

Compras / Vendas = CMV

Traduzindo: você soma todas as compras da semana e divide pelo total de vendas. Por exemplo, se você comprou 100 reais e vendeu 400, seu CMV será de 25%. Agora, o segredo está em fazer esse acompanhamento toda semana e fazer análises de 4 semanas.

Semana 1 | Semana 2 | Semana 3 | Semana 4 | Acompanhamento

Compras X

Vendas Y

Muitas vezes você faz compras maiores que serão usadas nas próximas semana, por isso, some todas as compras e todas as vendas desses 4 meses e você terá um CMV aproximado sem essa distorção.

Vantagens e Desvantagens

Fazer essa conta é muito mais simples que contar todo o estoque. Com pouco tempo e poucos recursos, você consegue ter uma média do quanto está custando a sua mercadoria. No entanto, esse não é o controle ideal se você deseja ter um controle mais aprofundado do seu negócio, apenas funciona como um grande salva vidas naquelas horas de aperto!

Se você deseja se aprofundar nas contas do seu negócio e, assim, ter mais controle sobre ele, conheça o curso MENU LUCRATIVO! Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.