Brigadeiro de Limão Siciliano – by Daura Ferreira

2014-09-24 23.12.01-1

Bridadeiro de Limão Siciliano Gourmet

Depois que deram um brigadeiro de padaria para Jamie Oliver experimentar como uma das delícias da terra brasilis e o rapaz, com toda a razão, disse que era horrível, os brigadeiros deixaram de ser aquele docinho que se aprende a fazer na primeira infância para assumir a sua condição de gourmet. É só ir no google e conferir que as receitas de brigadeiros agora vem com este sobrenome.

Mas fazer Jamie Oliver comer brigadeiro rezando vai exigir uma verdadeira revolução na cozinha. Para começar, ingredientes do tipo achocolatados nem pensar; brigadeiro de nescau só se você tem menos de 16 anos e, se tem mais, se tamanha for a larica. Passado o chocolate do padre, pelos com adição de cacau, para ser um real brigadeiro gourmet vamos ter que chegar nele, no belga, no Callebaut. Este é o melhor chocolate do mundo e vai fazer toda a diferença no seu brigadeiro.

IMG_4348
Chocolate branco Callebaut

Também esqueça daquela velha historia que é só misturar o chocolate em uma lata de leite condensado, com um pouco de manteiga e deu. A lata de leite condensado continua mas, lembre-se, o brigadeiro agora é gourmet e portanto, para se ter uma massa mais consistente, antes de jogá-lo na panela, ponha a lata de leite condensado para ferver por 30 minutos, retire do fogo e espere esfriar; mesmo!!! o doce é muito quente e queima de verdade. Essa técnica peguei de uma receita da Maria Brigadeiro e aderi totalmente. Dá mais trabalho mas realmente dá outra consistência a massa e ela vai atingir mais rápido o ponto no cozimento da panela.

IMG_4368

Para o brigadeiro de limão siciliano é preciso:

IMG_43511 lata de leite condensado

2 gemas

1 c. sopa de manteiga

120 gramas de chocolate branco

1 limão siciliano – raspas da casca e o suco

Coloque na panela o leite condensado, os chocolates, as gemas e a manteiga, misture bem e leve ao fogo mexendo sem parar até que se possa ver o fundo da panela. Nesse ponto retire do fogo e acrescente as raspas e o suco de limão, volte ao fogo e mexa mais um pouco até que o suco fique totalmente incorporado na massa e pronto é só chamar o Jamie enquanto o brigadeiro esfria e servir na colher com pistache como eu fiz ou enrolado com uma farofinha de amêndoa, de avelã ou com chocolate granulado branco, preto ou ambos e aqui também a qualidade do chocolate é essencial e tem muitos por ai que só tem aroma e cor de chocolate e aí …

Minha dica é que quando estiver com ele no fogo não desgrude da panela e mexa com cuidado a massa porque as vezes (quase sempre) o doce queima nas bordas do fundo da panela e se mexer com vigor vai soltar o queimado e sujar irremediavelmente o brigadeiro que é branco.

Fica a dica 2, os chocolates Callebaut, o pistache triturado, as farofinhas de amêndoas, as avelãs e tudo mais tem no Bondinho, uma loja dedicada a produtos de confeitaria que fica na Av. Pompeia, 1795 ou pelo site lojabondinho.com.br. Vale a visita mas advirto que pode causar dependência!!

FullSizeRender

Posted by Daura Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.