Análise de Mercado para Restaurantes

Você acha que tem perfil analítico? Para empreender com segurança é preciso pensar em tudo e avaliar com profundidade o mercado no qual deseja investir. Não sabe por onde começar? Hoje eu te ensino de forma PRO PRO no que pensar antes de investir. VEM COMIGO:

Não se apaixone pelo ponto

O primeiro passo para avaliar o mercado é não ter se apaixonado pelo ponto no qual deseja se estabelecer. É preciso analisar de forma fria se aquele espaço realmente vale a pena para o seu modelo de negócio. Por exemplo, não adianta montar um delivery em uma zona completamente tomada pelo trânsito e longe de boas vias de acesso. Assim como também não vale a pena imaginar um restaurante por quilo longe de regiões movimentadas em horário comercial. Quando você escolhe o ponto antes de avaliar informações como essa, você corre sério risco de fazer escolhas erradas e que irão fadar o seu negócio ao fracasso. Fique ligado, ein?!

Faça pesquisas

Ao contrário do que muita gente pensa, pesquisa não são ferramentas exclusivas para grandes empresas. Ao contrário, hoje existem diversas ferramentas que permitem que você crie avaliações estruturadas de todo tipo. Visite a região que deseja abrir o seu negócio e converse com as pessoas que passam por ali. Pergunte o que elas preferem comer, quanto gostariam de gastar e os melhores horários e formatos de serviço para atendê-las. Ao ter esses resultados em mãos você poderá tomar decisões muito mais assertivas a adequadas.

Converse com outros empresários

Seja proativo! Não precisa ter vergonha ou se sentir constrangido como concorrente. No mundo dos restaurantes é mais do que comum que os empresários se conversem e entendam. Pergunte aos seus vizinhos e concorrentes quais tem sido seus maiores desafios ou a forma que eles tem trabalhado essa ou aquela questão. O não você já tem, certo? Pode até ser que algum deles não queira conversar muito e tudo bem. Converse com aqueles que te abrirem as portas e seja justo e coerente em suas palavras.

Analisar o mercado não deve ser um exercício só para quem inaugura, ok? A tarefa deve ser repetida de tempos em tempos para verificar as novas preferencias e gostos do seu público. Essa é a melhor forma de sempre estar atualizado e um passo a frente da concorrência. Se liga, meu! Investir é coisa séria.

Bem, se você gostou dessas dicas simples, é possível que você se interesse também pelos cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço

2 comentários Adicione o seu

  1. Luis Renê Zanetti disse:

    Como fazer custo do produto

    1. Fabiane Carrijo disse:

      Oi Luis! Confira o nosso curso Menu Lucrativo! Lá o Marcelo Politi explica tudo sobre a Ficha Técnica e o CMV: https://nacozinhadopoliti.com.br/menu-lucrativo

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