A importância dos indicadores no seu negócio

Você que é meu amigo-brother-irmão-camarada e faz parte de toda essa nossa Food Nation está cansado de ouvir eu falar da importância de fazer contas, não é mesmo? Hoje nós vamos falar sobre algo que é tão importante quanto e que ajuda a fazer as contas certas: indicadores.

O que são indicadores?

Os indicadores (que podem também ser chamados de indicadores de desempenho) são ferramentas essenciais de gestão para medir o cenário do seu negócio. Através deles, torna-se possível acompanhar metas, atividades, custos e o que mais for relevante para tomar as rédeas do seu negócio.

É importante já deixar algo bem claro: nenhum negócio funciona se não tiver o controle dos números. É recorrente ver empreendedores que estão trabalhando e, na correria, não analisam diligentemente os indicadores do negócio ou tem apenas um sentimento do que está acontecendo. Assim, não são capazes de tomar medidas assertivas para corrigir rotas e melhor o resultado do negócio.

Escolher os indicadores corretos

Não adianta simplesmente acompanhar os números. É preciso acompanhar os números certos. Os indicadores corretos podem ser acompanhados semanalmente. Por exemplo, faz sentido acompanhar toda semana o número de leads gerados pelo seu marketing. Em contrapartida, não faz sentido ver semanalmente quantas pessoas saíram da equipe.

Em um dos meus negócios, de gestão de centros de convenções, nós fazemos reuniões semanais com o comitê para ver os números. E não tem tempo ruim, é toda terça-feira sem falta! Essa consistência faz toda a diferença! Aqui a gente chama a planilha de scorecard, mas você também vai ouvir muito por aí dashboard, e outros nomes. O importante é: organiza os seus números e vê recorrentemente, fechado?

É isso, meu BIC (Brother-irmão-camarada rsrsrs)! Na próxima eu trago mais um conteúdo exclusivo de gestão e, não esquece, segue nas redes sociais, curte compartilha, fala pra sua galera. A gente tá junto! E se você gostou deste conteúdo, é possível que você se interesse também pelos cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Forte abraço e até semana que vem!

4 comentários Adicione o seu

  1. Alberto Aoki disse:

    Olá Politi, fantásticos os seus vídeos, parabéns! Não consegui encontrar o link com a planilha “template” dos indicadores, tem como me enviar o link? Obrigado e continue o ótimo trabalho.

    1. marcelopoliti disse:

      Fala, Alberto! Eu coloquei alí no vídeo mesmo mais para visualizar mesmo como é. Se você quiser um modelinho, me manda um email no suporte@nacozinhadopoliti.com.br que eu passo por lá. Fechado?

  2. Priscila Camparin disse:

    Olá! Adoro seus posts e vídeos. Realmente precisamos de uma leitura de fácil explicação como faz.
    Tomei a liberdade e enviei o e-mail para receber este modelo de planilha de indicadores… Obrigada!

    1. marcelopoliti disse:

      Muito obrigado pelo carinho, Priscila! A planilha já está te ajudando? Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.