A história da Eataly e Oscar Farinetti

Alô você! Não precisa estranhar não, viu?  Eu sei que hoje é quinta-feira e que você estava esperando aquela receitinha matadora aqui no canal. Mas essa semana a única coisa que ficou “de MOLHO” fui EU MESMO. Sim, brother, fiz uma pequena cirurgia e fui obrigado a ficar longe do fogão por alguns dias. Por este motivo, aproveitei os dias mais tranquilo para dividir uma história bacana com vocês e da qual sou FÃ: a da Eataly e Oscar Farinetti. VEM COMIGO:

O conhecimento muda tudo

Mesmo que você tenha chego ao nosso blog agora,  você já deve ter percebido o meu verdadeiro amor pela gastronomia italiana. O país está sempre na lista de melhores destinos quando o assunto é comer bem. Mas foi em uma dessas viagens, acompanhado do meu amigo Giuseppe, da Accademia Gastronomica, que me ocorreu o desejo de ir mais fundo nessa cultura encantadora: dominar a língua.

Eu já tinha quarenta e poucos anos quando comecei estudar italiano e me deparei com o encantador livro “Il Mercante di Utopie”. A relíquia conta, com detalhes, a história da fundação da Eataly e como Oscar Farinetti transformou seu sonho em realidade.

Oscar Farinetti e o Piemonte

Nascido na cidade de Alba, região do Piemonte, o destino de Farinetti estava cercado pela gastronomia. Além do nome, claro, que significa farinha, a cidadezinha ficou conhecida mundialmente pelo seu incrível festival de trufas brancas, na região do Piemonte.

Como se não fosse o suficiente, o local ainda é o berço de Carlo Petrini e seu Albergo dell’Agenzia, criador do conceito de slow food. Conhece? Na década de 1980, em resposta a chegada do Mc Donald´s na Itália, alguns conservadores das causas gastronômicas criaram um ponto crítico ao fast-food. Ou seja, restaurantes que investem nos preparos mais longos e refeições sem pressa, acompanhadas de um bom vinho e papo.

Bom de negócios

A gastronomia cruzou mais uma vez o caminho de Farinetti com uma notícia triste, o falecimento de seu pai. Ele deixou com uma pequena rede de supermercados de herança para o jovem. Competente, Oscar fez tudo prosperar e transformou aquele pequeno empreendimento em uma rede de mais de 200 lojas espalhadas pela Itália e outros países da Europa. Mas, como chegar mais longe?

Novos sonhos

Após doze anos de um negócio próspero e consolidado, Oscar decidiu mudar. Vendeu sua rede de supermercados e faturou simplesmente 400 milhões de euros. O que qualquer um faria: aposentadoria? Férias nas Maldivas de seis meses? NADA DISSO.

Lembra do Carlo Petrini, lá da cidade de Alba? Eles se encontraram e decidiram juntos abrir um novo negócio gastronômico em 2007, inédito no mundo todo. A ideia era auxiliar pequenos produtores a popularizarem seus produtos de alta qualidade, especialmente orgânicos e artesanais, em grandes cidades.

O projeto Eataly

O sonho de Farinetti e Petrini era reunir em um mesmo espaço uma enorme feira de alimentos orgânicos e artesanais, restaurantes de alta qualidade e cursos de gastronomia. Os desafios eram dois: a logística e a garantia de qualidade desses produtos até que eles pudessem chegar ao consumidor final. Para viabilizar este projeto foi criada uma força tarefa entre um time de especialistas em gastronomia, que visitaram mais de 10 mil produtores locais na Itália e criaram uma seleção de fornecedores certificados.

A estrutura

Para pensar na logística, também seria preciso pensar em um espaço que comportasse toda essa atividade. A escolhida da vez foi Turim, cidade central da região do Piemonte. Uma fábrica de bebidas abandonada no centro da cidade, com  11 mil metros quadrados se tornou o local ideal para abrigar este sonho. O acordo entre os empresários e a prefeitura de Turim tornou o investimento de 20 milhões de euros possível e ele logo caiu nas graças do público que se deslocava curioso por aquela movimentação.

Alimentação e experiência

A Eataly se tornou um centro multidisciplinar para os italianos, naturalmente apaixonados por gastronomia. Os ingredientes altamente qualificados, os preços razoáveis e a oportunidade de se ter uma experiência gastronômica completa fez o valor do investimento retornar ainda mais rápido do que os empresários imaginavam. Viu só como planejar muito bem o seu negócio faz toda a diferença?

Hoje a Eataly está presente em  35 mega lojas no mundo todo. A de Roma, que eu te apresentei neste post, possui 16 mil metros quadrados! Uma loucura? Não! Um sonho que foi sonhado, planejado e executado com sucesso – sem dúvidas!

Se inspirou nessa história incrível? Então chegou a sua vez de fazer a diferença do mundo e eu to contigo nessa misssão. Conheça agora os cursos  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.