7º passo: a Mudança de Cardápio

Chegou a hora de dar o sétimo e último passo a caminho do sucesso do seu menu.  Vimos que a jornada para chegar até aqui é longa e pouco intuitiva. É preciso caprichar no planejamento e cumprir cada uma das 7 etapas para garantir o sucesso do seu restaurante.

Nas últimas semanas você aprendeu a fazer uma Análise Objetiva do seu cardápio e também como funciona a Proposta de Novos Pratos. Na sequência, entendemos como a fase de Testes, Degustação e Implementação Logística podem fazer a diferença na preparação da sua equipe. O penúltimo passo só poderia ser o Treinamento de Equipe, afinal, não adianta pensar em tudo se você não puder investir e contar com um time preparado e profissional. Ufa! Depois de tantos passos chega, finalmente, o momento da Mudança de Cardápio quem merece sua máxima atenção. VEM COMIGO?

Lançamento Soft

Ah, os primeiros dias, a primeira semana! Se existe um período desafiador, é esse. Neste momento, que tal ser honesto com os seus clientes? Deixe claro que você está lançando um novo cardápio em soft opening, ou seja, que você e sua equipe ainda estão se adaptando à essa nova dinâmica.

Uma dica simples e ótima para lidar com este momento de adaptação é oferecer um “mimo”para compensar qualquer eventual perrengue naquele período. Oferecer uma taça de vinho para harmonizar com o novo prato, por exemplo, é uma gentileza que custaria pouco ao restaurante, mas que faria toda diferença para experiência do cliente.

Ah, não se esqueça de pedir o feedback do público para as adaptações e melhorias durante este período!

Marketing

SIM, um novo menu é um momento super importante para um restaurante. Faça barulho, este é o seu momento! Escolha a mídia mais adequada para contar para todo mundo esta novidade: e-mail, anúncios no Instagram ou até uma ligação. O mais importante é compreender que o fator novidade atrai, e muito!

Você pode até fazer um evento para explicar a nova proposta do seu menu. A dinâmica de um restaurante acontece através destes picos e é seu papel, como gestor, pontuar cada um  deles para seus clientes.

Acompanhe relatórios

Outro ponto muito importante durante o lançamento de um novo cardápio é ter atenção total aos números. Acompanhe de perto o desempenho dos novos itens e esteja apto para realizar mudanças rápidas e pontuais. O que está saindo mais ou menos? Precisa de ajustes para o marketing? Algum item desagrada aos clientes? Planilhe tudo e fique ligado.

Ajustes na cozinha

Depois de contabilizar seus erros e acertos, chegou a hora de ajustar a sua cozinha. Durante os primeiros dias filtre os feedbacks dos clientes e tire o stress da equipe – é muito importante preparar a todos e unir o time neste momento. Ao mesmo tempo, agradeça aos cliente que se posicionarem e avise que vai corrigir o que não deu certo no segundo momento. Isso é o mais importante em um negócio: criar abertura para processos de melhoria constante. Assim, não tem jeito do seu novo menu não ser um completo sucesso, né?

E assim chegamos ao fim desta PODEROSA trilha: “7 Passos para Tornar seu Menu Lucrativo”. Espero que esta pequena série possa ter te ajudado, de alguma forma, a repensar pontos importantes desta importante etapa de um restaurante. No mundo dos negócios nada é só intuição e para transformar sonhos em realidade é preciso PLANEJAMENTO. Conte comigo para este e muito outros desafios no mundo da gastronomia, ok?

Se você gostou da série “7 Passos para Tornar seu Menu Lucrativo”, aproveite e conheça também os outros cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço

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