7 passos para tornar seu cardápio lucrativo

Você possui um negócio gastronômico ou pensa em investir em um? Bem, um passo MUITO importante na longa trajetória para o sucesso será o mudanças de CARDÁPIO! A tarefa pode até parecer simples, mas não tem nada de intuitiva. Para fazer dar certo e obter LUCRO com o que se vende é preciso pensar de forma estratégica e fazer contas e mais contas. Ao todo, listei para vocês os 7 PASSOS PARA TORNAR SEU CARDÁPIO LUCRATIVO. Quer saber quais são eles? Então, VEM COMIGO!

1) Análise objetiva do cardápio atual

O primeiro e mais importante passo para reformular o seu cardápio  e garantir o lucro da sua operação será analisar seus resultados atuais ou iniciais. É preciso criar planilhas que demonstrem a lucratividade e popularidade de cada prato, em relação a média. Os piores pratos avaliados nesses dois quesitos devem ser substituídos. Esta avaliação deve ocorrer de forma sistemática, a cada 6 meses. Agora você me pergunta: “Politi, mas como criar estas tabelas de controle? Parece tão complicado”. Relaxa!É esta conta que eu te ensino a fazer no curso Menu Lucrativo.

2) Proposta de quais pratos entrarão no lugar

Depois de tirar os pratos ruins, é preciso pensar em novas soluções para o seu cardápio. Baseando-se pela análise de cardápio você já deve ter ideia de quais são os pratos favoritos da sua clientela. Invista neste perfil, faça pesquisas, pense nas fichas técnicas – essa é a hora de ser criativo de forma direcionada.

3) Fase de testes

Depois de criar as novas opções de pratos para seu novo cardápio, chegou a hora de testá-los. Crie sabores, anote todas as quantidades e ingredientes de forma padronizada, faça uma ficha técnica,  inclua opções de trocas para as guarnições do prato. Este é o momento para se criar, errar e tomar nota de todos os erros e acertos.

4) Degustações

A degustação deve ser dividida em duas partes: a inicial e a final! Na primeira, reúna um pequeno grupo de pessoas que representem o seu publico alvo. Não adianta chamar chefes de cozinha para opinar, se você irá vender comida por kilo, em uma região de escritórios. Convide uma amostragem representativa e peça para eles preencherem formulários, avaliando de fato cada quesito importante: apresentação, tempero, textura, nome do prato, preço, combinação. Tudo deve ser avaliado!

Já na avaliação final, as mudanças sugeridas na primeira avaliação já devem ter sido executadas. Essa é a hora da última prova, da validação da ficha técnica e da foto oficial, que também será a partir de então incluída na ficha técnica.

5) Implantação logística

Agora que você já definiu quais são seus novos pratos, já validou cada um deles através das degustações e criou as fichas técnicas, chegou a hora de implementar essas  mudanças no seu sistema. Reveja sua lista de compras, itens necessários para produção, fornecedores disponíveis, PDV, lançamento no estoque, nova impressão de cardápio, alteração nas plataformas online. Enfim, modifique todos os seus sistemas de informação para realizar a mudança de forma estruturada.

6) Treinamento com a equipe

Essa será uma das partes mais importantes da mudança de cardápio: treine a sua equipe! É preciso que os cozinheiros saibam seguir a ficha técnica sem nenhum desentendimento. Que os garçons saibam como descrever o novo prato para os clientes, entendam qual o melhor apelo de venda e quais são as opções de trocas. Tudo deve estar na ponta da língua e sua equipe familiarizada com a mudança o mais rápido possível.

7) Mudança do cardápio

Por último, faça da mudança uma oportunidade! A troca de cardápio pode se tornar um evento, uma ocasião para o marketing da sua empresa! Encontre formas divertidas para espalhar a notícia.

Chegou a hora de dar o primeiro passo para tornar seu menu mais lucrativo, conheça o curso Menu Lucrativo. Eu sei que você já tentou muitas coisas. O que te mostro aqui é uma maneira simples de você usar a matemática a seu favor!Conheça também os outros cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo e eu mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.