6º passo: Treinamento da Equipe

Falta POUQUÍSSIMO! Tá precisando mudar o cardápio do seu restaurante e não sabe por onde começar? Ao contrário do que possa parecer este é um processo bastante desafiador e exige planejamento e experiência. O seu menu é o cartão de visitas do seu restaurante e nele se esconde sua grande oportunidade de sucesso.

São 7 o número de passos para transformar um cardápio em um menu mais lucrativo. Até aqui, já vimos como fazer uma análise de menu através de gráficos, aprendemos como escolher os pratos ideais para o seu negócio e também como organizar as etapas de testes e degustações. Na semana passada você conheceu todos os segredos para implementação logística de um novo cardápio, lembra? Hoje daremos o penúltimo passo em busca de um menu lucrativo: o treinamento da sua equipe!

Talvez essa seja a parte mais importante para a uma mudança. Afinal, de que adianta acertar em tudo se seu time não souber executar o preparo e venda destes novos itens com propriedade? Não coloque tudo a perder. VEM COMIGO?

1) Alteração na Mise en Place

Chegou a hora de começar a mudança também dentro da sua cozinha. Que tal reorganizar seu  mise em place?  Para quem ainda não conhece o termo, o mise en place nada mais é do que o pré-preparo dos ingredientes que serão utilizados na sua receita. Tudo deve estar devidamente lavado, cortado e dividido em porções precisas ao longo da sua bancada de preparo. O lugar que cada recipiente ficará alocado precisa ser planejado para facilitar a logística de trabalho, afinal, você não quer deixar o seu filé queimar porque esqueceu de buscar o creme de leite no estoque, né? Seja esperto, organize sua cozinha e não fique NADANDO!

2) Fotos dos pratos

Quer garantir a melhor apresentação do seu novo prato? Invista em uma bela foto! Após toda mudança de cardápio sua equipe demora um tempo para se familiarizar com a cara e os detalhes para apresentação de um novo prato. Neste momento queremos criar um padrão e ter certeza que tudo será reproduzido com excelência. por isso é importante investir em imagens de ótima definição, cores e papel fotográfico especial, de preferência plastificado para não sujar. Mostre todos os detalhes e até fixe-o junto com a ficha técnica ou, melhor ainda, na boca do balcão. Assim fica fácil conferir a cada pedido, né?

3) Junte o seu time

Eu sei que dentro da rotina de um restaurante que já funciona pode ser bem difícil encontrar tempo para parar tudo e treinar sua equipe de cozinha. Afinal, a rotina de cozinha já é super intensa e trabalha contra o tempo. Mas, ao trocar um cardápio,  seja individualmente ou em grupo, é preciso organizar treinamentos demonstrativos e práticos com TODA a sua equipe de cozinha. Todo mundo precisa aprender todos os passos: do pré-preparo a quem finaliza os pratos.

A dica aqui é: faça todo processo de cada prato, do começo ao fim. Quando finalizar,chegou a vez da sua equipe colocar a mão na massa e aí então ir tirando as dúvidas e ir corrigindo algum deslize que possa surgir – reserve um bom tempo, tá? Mas não deixe de fazer. Pular essa etapa é o caminho para o abismo do seu restaurante.

4) Explicação das razões da mudança

Seja para o seu time da cozinha ou para sua equipe de serviço é fundamental explicar o motivo da mudança de cardápio. Muitos deles podem não ter participado diretamente de nenhuma etapa até aqui e podem ter dúvidas sobre o que está acontecendo no seu restaurante. Conte a história completa, transmita esse conhecimento! Todo o seu time faz parte disso e o seu próprio cliente vai adorar saber através dos seus funcionários quais foram suas motivações. Crie vínculos, divida experiência e gere empatia no seu negócio.

5) Treine a descrição do novo prato

Alô, garçom! É hora de investir no treinamento daquele que é a voz do seu restaurante. Convide o seu garçom para conhecer o preparo de cada prato e tire todas as dúvidas deste profissional. Para vender bem, é preciso que ele conheça como ninguém cada um de seus produtos. É quase certo que o cliente sempre buscará mais informações, além daquelas que estão no cardápio, então, que tal já ter essa carta na manga? Ensaie com ele a descrição do prato, faça-o repetir com suas próprias palavras, quase como em uma aula de teatro.  Nada vende mais do que uma boa explicação na boca de um garçom, acredite!

Estamos QUAAAAASE lá! Este foi o SEXTO passo para transformar o seu cardápio em um Menu Lucrativo. Só fala UM, ein? Eu sei que você já tentou muitas coisas. O que te mostro aqui é uma maneira simples de você usar a matemática a seu favor em 7 passos simples! Fique ligado no próximo passo na semana que vem, ok?Aproveite e conheça também os outros cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.