6 passos para reconhecer um cliente insatisfeito

ALÔ, VOCÊ! Qualquer um, antes de ser dono, gerente ou funcionário de restaurante, já foi cliente. As dicas que trago hoje para reconhecer quando um cliente está insatisfeito são, de certa forma, até intuitivas por conta de que todo mundo já passou por esse tipo de situação. Mas você já parou para perceber os sinais? Não? Pois trate de fazer isso já! Ao perceber rapidamente um sinal de insatisfação, é possível tomar alguma ação e, quem sabe, resolver o problema e garantir a fidelidade de mais um cliente. BORA LÁ?

1. O Cliente está procurando algo

Essa é a clássica e que todo mundo se identifica, né? Quando o cliente precisa de algo, seja tirar uma dúvida, seja fazer um pedido, aquela levantadinha de cabeça é inconfundível.

2. Prato pela metade

Isso nem sempre significa algo ruim, ás vezes a pessoa só não aguentou comer tudo. Mas ás vezes pode ser sinal de que a comida não está boa. De qualquer forma, pergunte se o cliente gostou ou até se deseja ter o restante do prato embalado para viagem.

3. Copos vazios

Como no tópico anterior, nem sempre isso é ruim. Mas é ideal que nenhuma mesa fique de copos vazios se não for pela opção do cliente. Atenção nisso!

4. Cliente olhando o relógio

O mundo está corrido e cheio das tecnologias, todo mundo está sempre olhando para as telas. Mas é importante perceber quando isso é fruto de uma impaciência gerada pelo atendimento do seu restaurante.

5. Silêncio na mesa

Tem casais, por exemplo, que realmente não tem muito papo. Mas se tem muito silêncio na mesa, pode ser que tenha algum problema com o seu restaurante. Aí não custa nada fazer uma visita a mesa e checar se está tudo bem, né?

6. Cliente Exaltado

Aqui nem preciso dizer muita coisa, né? Quando o cliente está abanando o braço, fazendo escândalo, a coisa ficou feia para o seu lado e é bom tratar o assunto com a maior atenção possível.

Gostou das dicas? Para ter cada vez um ótimo atendimento aos seus clientes, conheça nossos cursos voltados especificamente para o atendimento do seu restaurante: Ouro na bandeja e Guia prático para garçom. Até semana que vem!

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