6 Passos para lançar um CARDÁPIO

ALÔ, VOCÊ! Tem dúvida na hora de iniciar o processo de criação do seu cardápio? E para implantar ele em seu restaurante? Aproveitando que estou passando exatamente por esse momento, venho compartilhar com vocês 6 passos muito simples para você montar e lançar o seu cardápio. BORA LÁ?!

1. Brainstorm

O primeiro passo é a tempestade de ideias. Você pode até pensar sozinho, mas quanto mais gente participar, mais riqueza terá a discussão. Junto com sua equipe, pense e pesquise receitas e ideias para o seu cardápio.

2. Seleção

Depois de ter levantado um monte de receitas, agora é a hora de selecionar. Se, por exemplo, entrarão 7 receitas no cardápio final, aqui você seleciona pelo menos 15.

3. Curadoria das receitas

As receitas não precisam ser necessariamente suas. Aqui você busca opiniões externas, receitas diferenciadas, consultar outros chefes… Trazer tudo o que é de bom para dentro do seu estabelecimento.

4. Teste Culinário

Com as 15 receitas semifinalistas, é hora de partir para testes e avaliações. Escrever todas as receitas dentro da sua formatação e desenho de receita, fazer a lista completa do mise en place de todas as receitas, elaborar as fichas técnicas e fotos do processo e do prato final… Anote todas as observações que surgirem, pontos positivos e negativos.

Parece muito burocrático, mas quanto mais organizado, mais assertiva será sua escolha. Depois disso, escolha as 7 receitas que entrarão pro cardápio!

5. Elaboração do Book

O book é um jogo de planilhas e textos que você precisa ter para cada um dos pratos: o receituário com as fotos de todos os pratos, as fichas técnicas com custos e estimativa de preço final, a lista atualizada de ingredientes da sua cozinha, a lista do pré-preparo do novo cardápio, a listagem da mise en place e, finalmente, a sequência de montagem do prato para todos da equipe da cozinha. Incluindo, inclusive, fotos grandes para colocar na boqueta e, assim, os garçons conseguirem atestar a qualidade dos pratos que estão sendo produzidos.

6. Evento de Lançamento

Nenhum cardápio é lançado sem ninguém ficar sabendo, né? Por isso, promover uma noite de lançamento do seu cardápio é essencial para que ele comece a circular e atrair pessoas para o seu restaurante.

Fazer cardápio é uma delícia mas perceba como não é tão intuitivo assim… Escolher ele apenas pelo paladar pode ser um grande desperdício de dinheiro. Se você deseja se aprofundar nas técnicas de engenharia de cardápio, conheça o MENU LUCRATIVO! Continue ligado que toda semana sai conteúdos novinhos para você. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.