6 habilidades de um gerente de restaurante

ALÔ, VOCÊ, DONO OU GERENTE de restaurante! Não importa quem tenha sido escolhido para estar a frente de um negócio gastronômico, algumas habilidades ão fundamentais a este profissional. Quer saber quais são elas? Então, VEM COMIGO:

1) Pessoas

Sim, a primeira e mais importante habilidade de um gestor gastronômico só poderia ser esta: seja um apaixonado por lidar com PESSOAS. Se você não tem paciência ou vontade de se relacionar com MUITA gente, TODOS os dias, é melhor mudar de área. Será através do relacionamento interpessoal que você irá executar a maior parte de suas funções e, logo, investirá a maior parte do seu tempo. Seja para se relacionar com os seus cliente ou para contratar, treinar e avaliar os seus funcionários regularmente, você precisará estar presente e se comunicar muito bem, diariamente.

2) Vendas

A segunda habilidade de um bom gestor gastronômico deve ser VENDER. Ele será o responsável por encontrar os melhores métodos para incrementar as vendas e dar um upsell no seu restaurante. Para isso, ele deve estar familiarizado com a matemática: números, gráficos e relatórios são ferramentas fundamentais para melhorar os seus resultados de seu negócio e tornar do seu restaurante um grande sucesso.

3) Lucros

Para se otimizar resultados é preciso ostentar uma poderosa visão estratégica para um único assunto: LUCROS. O bom gerente gastronômico deve ter esta palavra em mente o tempo todo. Através de uma boa análise de demonstrativos de lucros e perdas é possível buscar oportunidades de otimizar resultados o tempo todo. Não adianta nada se esforçar para vender mais se os seus custos crescem de forma desenfreada. Como eu já disse algumas vezes neste blog, custos são como unhas e devem ser cortados com mita frequência para que não cresçam demais. É preciso pensar com uma cabeça de lucro!

4) Produto

É fato: o gerente precisa ser o maior especialista em produtos que existe no restaurante. A quarta habilidade de um bom gerente é possuir uma noção bem apurada de padrão e qualidade de cada item oferecido no menu. Será essa consistência na produtividade a chave para se ganhar o jogo e a confiança e credibilidade dos seus clientes. Um bom prato deve ser sempre o mesmo bom prato. Caso contrário, o cliente não voltará mais. Por isso, gerentes, atenção no PRODUTO!

5) Serviço

É comum avistarmos o gerente de um restaurante em meio ao salão recebendo e falando com as pessoas. Mas, não basta estar presente, é preciso usufruir de um olho clínico para avaliar o SERVIÇO ao longo daquele período. Entre uma conversa e outra, faça uma leitura das reações dos clientes, conte o tempo de espera do cliente em cada etapa do atendimento. Tenha metas e garanta um serviço da mais alta qualidade!

6) Ativos

A sexta e não menos importante habilidade de um gerente é saber lidar com os ativos de um restaurante. Você é responsável por tudo, quase como um dono de casa, e será sua função zelar pelo patrimônio do negócio. Troca de luzes, pintura, manutenção de equipamentos, problemas na estrutura – todos esses detalhes devem ser atendidos prontamente por um bom gerente.

Como desenvolver estas habilidades no meu dia-a-dia?

No livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”, Stephen Covey ensina um método para melhorar resultados: primeiro  faça o mais importante. A analogia utilizada pelo autor é simples: se você quer encher um copo com pedras, é preciso colocar primeiro as pedras maiores, ou seja, suas maiores questões. Todos os outros assuntos devem preencher este copo como a areia e pequenos pedregulhos, se encaixando nos espaços entre as pedras grandes.

O método indica a importância de agendar as grandes questões ou habilidade que você gostaria de desenvolver como parte fundamental do seu dia-a-dia. Transforme essas competências em pedras no seu copo e reserve períodos da sua semana dedicados a elas, de acordo com as prioridades do seu negócio. Se organize! Todas as outras questões vem depois e devem se acomodar nas brechas de suas atividades, entre um assunto e outro.

Agora, se você, GERENTE ou DONO de um restaurante anda tendo dificuldades para organizar o seu negócio, eu tenho uma ótima dica para você: Conheça os cursos  Menu Lucrativo e Ouro na Bandeja. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo e eu mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço!

4 comentários Adicione o seu

  1. ALESSANDRO GN disse:

    Olá, quero saber se prestam algum serviço de consultoria relacionado a gestão de pessoas ou até mesmo coach. Fico no aguardo. Alessandro. 47.992161781

    1. marcelopoliti disse:

      Olá, Alessandro, tudo bem?
      Não prestamos este serviço, mas, se te interessar, posso indicar uma grande profissional amiga minha.
      Manda um email pra mim no suporte@nacozinhadopoliti.com.br
      Tamo junto!

  2. ROGERIO A. MACHADO disse:

    Politi, melhor chamar de “áreas de competência” .. pode se referir ao esquema heuristico como “pizza de competências”..
    Ex. “Pessoas” é uma área / “Liderança” é uma competência..

    Abr.

    1. marcelopoliti disse:

      Pô, valeu, Rogério! Vamos continuar crescendo. Tamo junto!

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