Os 3 melhores CONSELHOS para lidar com FUNCIONÁRIOS

ALÔ, VOCÊ! Hoje é terça, dia de receber mais uma dica de como aprimorar ou montar o seu negócio! O assunto de hoje é muito recorrente aqui no canal e também muito importante. Muita gente me fala que tem dificuldades em administrar a sua equipe e em como lidar com pessoas. Se você também sente isso (e aqui não necessariamente você precisa estar em um negócio gastronômico), dá o play!

Uma das grandes dificuldades dos gestores atuais é saber lidar com pessoas dessa nova geração e saber extrair sua força de trabalho. O termo é um pouco estranho, mas falo no sentido de como dar as condições ideais para que a pessoa dê o máximo que puder em sua função. Na atual geração ativa no mercado de trabalho, as relações estão se transformando e nós precisamos nos adequar a essas mudanças do tempo. Confira 3 dicas sobre como gerenciar sua equipe:

1. Seja rigoroso, mas não seja chato

No mundo gastronômico, você naturalmente costuma perder as pessoas. Como assim, Politi? É um fato: a gastronomia costuma ser uma porta de entrada pra muita gente. Isso significa que, no primeiro momento que surgir uma outra oportunidade, a pessoa pode trocar de emprego. Então, se você tiver um ambiente de trabalho ruim, as pessoas vão ficar menos ainda. Prezar por um ambiente agradável, com que as pessoas se sintam bem e motivadas, ainda mais nessa geração de millenials, é fundamental. Isso não quer dizer que você não pode cobrar ou ser rigoroso, mas faça tudo com propósito e educação, assim todos só tem a ganhar!

2. Reconhecimento

Vamos ser sinceros: as pessoas que trabalham não estão nem aí com sua rentabilidade. Quem quer ver seu negócio crescer é você. Por isso é importante descobrir quais as metas do trabalho das pessoas que trabalham com você e tentar ajudá-las a alcançar seus objetivos. Por vezes, colocando as pessoas certas nos lugares certos, reconhecendo suas vontades e habilidades. Por outras, compartilhando o seu conhecimento de gerenciamento (financeiro, doméstico, enfim, o que tiver para ser passado) e ajudando-a de alguma forma. Procure ajudar com os objetivos delas, que elas vão te ajudar com o seu!

3. Gerencie sistemas, não pessoas

Ninguém gosta de ser gerenciado. Principalmente a nova geração do mercado de trabalho. Todos querem ter a oportunidade de ter a própria palavra, de ter seu próprio pensamento, sua autonomia. Você tem que focar nos sistemas de sua operação (cozinha, serviço, operação, marketing) e, assim, desenhar muito bem os papéis e responsabilidades que cada um deve exercer. Ficar o tempo todo no cangote, vigiando e micro gerenciando, não funciona, é chato! Então, não se preocupe em gerenciar pessoas, afinal, isso já está ligado com o papel em que ela está inserida no sistema em que você mesmo planejou.

Quer saber mais sobre esse conteúdo de serviços e muitos outros? Dê uma olhada nos Cursos e Materiais do Na Cozinha do Politi, lá você encontra diversas dicas e aulas sobre como melhorar o seu negócio! Forte abraço e até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.