10 Traços do Empreendedor Gastronômico de Sucesso

ALÔ, VOCÊ! Não basta saber cozinhar para ter um restaurante de sucesso. Na verdade, não é nem preciso ser bom de cozinha. No vídeo de hoje eu elenco 10 traços que vão te ajudar a ser um grande empreendedor gastronômico. E isso vai desde ter senso de negócio até ter presença de espírito! Será que você se identifica com algum traço? BORA LÁ!

1. Senso de Negócio

É a coisa mais importante para ter sucesso. Saber fazer compras, contas, ter liderança, saber lidar com funcionários, coisa que todo negócio tem. Mas além disso, é preciso saber lidar com as questões do mundo da gastronomia, pois preparar o produto final na hora e por demanda é bem diferente de uma indústria que produz lotes, por exemplo. As coisas não podem dar errado.

2. Capacidade de Tolerância

Ou, se derem errado, você precisa ser capaz de lidar com a situação de forma harmoniosa. Vai rolar estresse e caos muitas vezes e, por isso, é preciso saber contornar e acalmar os ânimos.

3. Flexibilidade

Existem pessoas focadas em processos e outras em produtos. Ter flexibilidade é garantir que essas duas pessoas coexistam, tanto no seu ambiente de trabalho, quanto em você mesmo. Essas duas serão muito úteis na sua operação.

4. Criatividade

A indústria gastronômica também é criativa. Não só na hora de pensar no conceito diferenciado para o seu negócio, mas também em como se diferenciar na sua operação. Como você vai se relacionar com seu cliente, com seus funcionários, como vai se posicionar no mercado, como vai divulgar e por aí vai.

5. Energia Positiva

Nenhum negócio prospera sem energia positiva, porque ninguém gosta de estar em um ambiente ruim e pesado. E é você quem vai trazer isso pro lugar do seu trabalho.

6. Se controlar no álcool!

Você vai estar envolto de bebidas saborosas e é muito tentador se aproveitar de momentos para beber. É curioso esse tópico, mas é fundamental que você se mantenha focado no trabalho e não comenta muitos deslizes, afinal, você é um modelo para todos do seu negócio.

7. Liderança

Isso não preciso nem comentar, né? Como você cuida de uma equipe é fundamental. Você tem que ser um cara legal e motivador, as pessoas tem que gostar de trabalhar com você. Ao mesmo tempo, é necessária uma certa dose de rigidez para manter as coisas em ordem.

8. Presença de Espírito

Alguém que consegue agregar as pessoas que chegam no seu restaurante, que dê atenção e se aproxime dos seus clientes, funcionários e fornecedores, tem muito mais chances de obter sucesso. Saber transformar um astral ruim em um astral bom!

9. Paixão pelo Negócio

Parece piegas, mas é verdade. É um negócio difícil, trabalhoso e estressante, então fazer isso sem paixão não tem sentido. Você precisa gostar para que as pessoas que estão ao seu redor também se sintam motivadas para tocar sua operação.

10. Estar presente

Isso não significa que você precisa estar de fato lá em todos os momentos. Tem muito mais a ver com você determinar o que você quer que aconteça em todos os momentos e fazer com que isso aconteça.

E aí? Se identificou em algum ponto? Se não se identificou, saiba que é sempre hora para se reinventar! Aprender é muito bonito e pode te levar longe. Se você está querendo se aprofundar na gestão do seu negócio, conheça nossos CURSOS E MATERIAIS! E fique de olho que em breve lançaremos um curso novo para você! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.