10 opções de negócios gastronômicos

Sabe aquele frio na barriga na hora de empreender? Pegar suas economias e apostar em um sonho é sempre um ato de coragem. Mas, acima de tudo, o momento de PLANEJAMENTO. São muitas as opções de negócios gastronômicos possíveis e, antes de investir, é preciso entender bem o PERFIL de cada operação. Afinal, o seu negócio precisa ter a sua cara e atender suas pretensões para que seja, de fato, um sucesso. Pensando nisso eu criei uma lista de 10 opções de negócios gastronômicos para te ajudar a dar o primeiro passo nesta incrível jornada. VEM COMIGO?

Cafeteria

O negócio pode até parecer charmoso e simples, mas é preciso estar atento à algumas peculiaridades do negócio. Os itens servidos costumam estar todos pré-preparados, como no caso de tortas e pães de queijo, ou apresentar então fácil manipulação, como sanduíches, sucos e cafés que podem ser preparados na hora. Popular a qualquer hora do dia, o preço médio gasto em uma cafeteria costuma ser menor do que em outros estabelecimentos. Outra questão a ser pensada é a rotatividade que costuma ser mais lenta. Muita gente utiliza o espaço para trabalhar ou para bate-papos sem hora marcada e isso, não necessariamente, gera mais consumo por si só. Faça as contas e elabore as estratégias mais adequadas!

Lanchonete

Bora comer um sanduba? Sua lanchonete pode ser básica, daquelas que prepara um bom e velho cheese salada como ninguém. Ou então se inspirar em um perfil mais gourmet e oferecer hambúrgueres artesanais – não importa! Neste tipo de empreendimento, grande parte do sucesso se esconde na velocidade do serviço e na qualidade daquilo que você se propôs a entregar. O preço médio será maior que de uma cafeteria, mas menor do que de um restaurante tradicional. Dica de ouro: invista no PONTO! Vale sempre muito a pena estar localizado em lugares de alta rotatividade de pessoas e assim ser lembrado com mais frequência.

Single Item

Para os que tem pouca ou nenhuma experiência no mundo da gastronomia o Single Item pode ser uma ótima opção para se investir. Que tal se especializar em uma coisa só? Uma pizzaria, uma kebbaberia, uma loja de crepes – qualquer negócio que sirva um único produto em suas diferentes versões e sabores. O fato de utilizar a mesma base para todos os produtos facilita e barateia toda a operação. Quer saber como? Além de facilitar o processo de compras e manipulação, a mão de obra também precisará ser bem menos especializada do que em um restaurante Full Service.

Minha dica para este tipo de negócio gastronômico é checar o mercado da região que deseja implantar o negócio. É claro que por ser um empreendimento relativamente simples, ele também é muito mais comum. Avalie bem o mercado antes de bater o martelo, ok?

Quilo

Em um restaurante por quilo a chave do sucesso está em oferecer boa variedade de alimentos e um serviço rápido à preço justo. Quem procura este tipo de restaurante normalmente se incomoda ao perder tempo em filas ou não se sentir confortável com as opções oferecidas no buffet. Os custos com operação e serviços costumam ser mais baixos, já que exigem mão de obra menos especializada e que todo preparo é realizado antes. Neste caso o ponto deve ser a maior prioridade do negócio, pois é preciso o tráfego intenso de pessoas no horário de pico – normalmente almoço em regiões comerciais. Invista também em um bom menu base, assim as variações entre os dias da semana se tornam mais simples e palatáveis.

Fast food

O segredo de qualquer fast food está em reproduzir padrões de forma rápida e com muita qualidade. É preciso pensar em tudo: máquinas, utensílios, treinamentos, compras, TUDO! Acontece que para lidar com tantos processos ao mesmo tempo é preciso um pouco de experiência no segmento. Por isso, se você está entrando no mundo da gastronomia agora e ainda não possui nenhuma experiência com operações, meu conselho é para que se proponha a conhecer as opções de FRANQUIAS disponíveis no mercado. Assim, não é preciso perder tempo e dinheiro com testes e mais testes –  alguém já fez isso por você e está disposto a te vender essa ideia pronta. Fast food é coisa de quem conhece. Entenda o negócio e depois adapte e aposte na sua própria ideia.

Quick Service

Uma nova modalidade de fast food surgiu há algum tempo nos Estado Unidos e caiu nas graças do público. O mesmo conceito de atendimento rápido e padrões fortemente incorporados a todos os processos com um único diferencial: ATENDIMENTO NA MESA! Quem aí não se amarra no estilo do Outback? A sensação é de estar em um restaurante Full Service, mas com uma operação muito mais leve e dinâmica. O meu conselho? O mesmo do fast food! Se não se sente seguro ou não possui experiência com modelos agressivos de padronização de operações, procure conhecer opções de franquia ou procure um consultor para te guiar até que se crie uma estrutura sólida.

Full Service

Aaah, o que dizer do Full Service? É certamente a operação mais complicada de ser realizada do começo ao fim, mas certamente o que me fez um apaixonado por gastronomia. O restaurante à la carte traz em sua essência toda experiência de se criar um restaurante do zero. Afinal, o que te inspira? Isso certamente influenciará em cada detalhe: na criação do cardápio, recrutamento da brigada, atendimento ao cliente, rotina de preparo e até o sabor na boca de cada cliente satisfeito. A operação ao vivo exige preparo, treino, investimento em mão de obra capacitada e MUITO suor.  O preço médio é mais alto e o investimento também, mas talvez seja o único modelo de operação capaz de proporcionar aquele momento único da boa gastronomia. Se você ama a cozinha, desfrute!

Bar

Acho que todo adulto já pensou em ter um bar: o ambiente é divertido, descontraído e proporciona sempre bons momentos aos que o buscam com este propósito. Mas, para colocar essa ideia em prática é preciso ir um pouco mais além: prepare-se para trabalhar até tarde e para lidar com todo tipo de adversidade como brigas, festas e jogos. O ambiente também conta sempre com muita gente em pé circulando e por isso é preciso criar sistemas de cobrança um pouco mais rígidos para não acabar no prejuízo.

Uma grande vantagem deste tipo de negócio é que há diversas opções para se investir: bares temáticos, pubs, com música, sem música, com uma pegada mais sertaneja ou rock and roll, abuse da criatividade! Antes de investir, entenda bem os gostos e preferencias de entretenimento do seu público e divirta-se junto com eles!

Food Trucks

Se você está pensando em investir em um food truck, prepare-se para uma vida sem roteiro e nem rotina. A cada dia o seu negócio habitará um novo lugar, em novos eventos e com novos clientes e isso pode ser uma enorme vantagem ou uma grande desvantagem, não é mesmo? O food truck está na moda já há alguns bons anos, mas só os fortes sobreviveram até aqui. Para transformar seu negócio em um sucesso é preciso saber operar em pouco espaço, com pouca gente e de forma rápida. Além disso, cada cidade possui sua própria legislação e permite o comércio de food trucks em zonas específicas. Fique atento às regras! Para quem tem pouca experiência, é uma ótima pedida. A grande vantagem, neste caso, está na mobilidade e na simplicidade na confecção de seus produtos (normalmente Single Items).

Restaurantes Temáticos

Geralmente eles estão relacionados a uma nacionalidade: quem nunca falou que ia alí “no mexicano, no japa, no grego, no indiano”? O segredo para investir em um restaurante temático e ter sucesso é apostar no tamanho do mercado que você poderá atingir. É raro que as pessoas consumam em um mesmo restaurante temático todos os dias – a frequência do mesmo cliente é de, no máximo, uma vez na semana.  Aposte em oferecer uma experiência legítima e recheada de qualidade! É preciso, mais do que nunca, que seus clientes voltem e espalhem a boa nova por aí.

Viu só quantas possibilidades existem para o seu novo negócio gastronômico? Isso porque essas são apenas as opções chamada SEAT IN. O mundo da gastronomia é tão vasto e inspirador que é praticamente impossível não encontrar um modelo de negócio que se encaixe direitinho com os seus sonhos. Tá na dúvida de como seguir esta trajetória? Conheça agora os cursos e materiais  Na Cozinha do Politi. Através deles eu te ajudo a transformar o seu sonho em um negócio organizado e lucrativo. Mal posso esperar para ouvir a sua história. Te espero, ein? Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.